terça-feira, 18 de novembro de 2008

O cenário de Minas para 2010

Começa ficar claro que o candidato do PT ao governo do estado será Patrus Ananias. O ministro da Cidade vem se interiorisando mais - ele nasceu no interior, cidade de Bocaiuva -, em freqüêntes visitas as profundezas do estado. Após ter sido alijado do processo que lançou Márcio Lacerda (PSB) candidato a prefeito de Belo Horizonte, o projeto que quase naufragou, ele se vê fortalecido para ser o candidato ao governo do estado. Enquanto Fernando Pimentel (PT), atual prefeito, que vinha em curva ascendente sai chamuscado do processo eleitoral e dificilmente terá força para ser o candidato pelo PT. Ficou sem ambiente. Mas, creio, não perdeu a disposição. O que eu acho que pode acontecer?

Ele deverá sair do PT se quiser tentar o governo estadual ou ficar se aceitar uma vaga na disputa ao senado. O que fará Pimentel? Vejam: as opções que ele tem fora do petismo são PSDB e PSB, partido de Márcio Lacerda. Os partidos mais à esquerda também ficaram de fora da festa que tentaram promover Aécio-Pimentel e estão distantes dele e próximo de Patrus. Outro problema para Pimentel é que um novo nome começa se fortalecer para a disputa no estado, quem? Antônio Anastásia, o vice-governador e braço forte de Aécio, administrativamente. Se a parceria original PSDB-PT-MINAS tivesse vencido e convencido, ele era o cara para disputar e vencer internamente no PT, e sair forte numa sonhada dobradinha com Aécio. Mas, não foi o que se viu, não ê? Assim, ele perdeu força e depende de "favores de estranhos".

O risco é que se filiar ao PSDB, Fernando Pimentel não tem assegurada a sigla, se se filiar ao PSB tem a sigla mas não tem a garantia do apoio de Aécio Neves e muito menos a certeza do apoio de seu, então, correlegionário Marcio Lacerda, prefeito eleito de BH. Por quê? É muito ligado ao PSDB. Quer dizer, a situação de Pimentel se complicou bastante. E deve ser isso que ele está discutindo na viagem que faz à Europa acompanhado de Aécio.

Outro nome
Um nome que é visto como certo a disputa em minas é o de Helio Costa, ministro das comunicações. O ministro e senador que vem a muito articulando sua candidatura ao Palácio da Liberdade saiu, a exemplo de Patrus, fortalecido do embróglio de minas, onde seu correlegionário do PMDB, Leonardo Quintão, surpreendeu ao chegar no segundo turno e dar um "calor" no governador Aécio Neves. Concluindo eu aposto hoje em três nomes fortes para a disputa: Patrus Ananias, Hélio Costa e Professor Antônio Anastasia, o vice-governador. Quanto a Pimentel não dá para fazer nenhum prognóstico agora.

Um comentário:

Observador disse...

Boa noite!

Parabéns! Seu blog é bacana e tem bastante assuntos interessantes...

Também tenho um blog...Entre lá e dê uma olhada: rumoa2010.blogspot.com

Abs