sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Governador da Paraiba é Cassado pelo TSE

RENATA GIRALDIda Folha Online, em Brasília
Por unanimidade, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou nesta quinta-feira a cassação dos mandatos do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), e de seu vice José Lacerda Neto (DEM). Ambos são acusados de utilizar programas sociais para a distribuição irregular de dinheiro, via cheques, em um processo denominado Caso Fac (Fundação de Ação Comunitária).
O presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, disse que a decisão deverá ser cumprida a partir da publicação do acórdão e cassada também a decisão liminar --que mantém Cunha Lima e Lacerda Neto nos cargos.

Cunha Lima e Lacerda Neto podem ainda recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra a decisão. Nesta quinta-feira foi julgado o recurso ingressado pela defesa que tentou garantir a manutenção dos mandatos de ambos, sem risco de cassação. O recurso foi julgado ontem.
Inicialmente, o ministro-relator do processo, Eros Grau, recomendou pela rejeição das sete questões preliminares --levantadas pela defesa-- considerando-as improcedentes. Depois, votou pela cassação dos mandatos de Cunha Lima e Lacerda Neto.

"Não há dúvidas por parte do governador a distribuição de cheques", afirmou o relator. "Há largo abuso do poder político com conteúdo econômico", disse. "Uma das testemunhas disse que recebeu um cheque e uma mensagem: "Esse é um presente do governador, lembre-se dele. Com os cumprimentos, Cássio Cunha Lima, governador", afirmou o ministro.

Segundo o ministro Joaquim Barbosa, alguns dados contidos no processo são "estarrecedores". Para ele, era fundamental cassar a liminar --que assegura a manutenção de Cunha Lima e Lacerda Neto atualmente nos cargos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma vez fica confirmada a estreita relação psdb e pt. No RS a governadora (psdb), despreparada como administradora, está envolvida numa série de falcatruas, mas age cada vez de modo mais arrogante, mais debochado, mas desrespeitoso com a sociedade.Seu último escândalo é prorrogar por 15 anos os contratos lesivos à sociedade,com concessionárias de pedágio que só vão terminar em 2013!

Anônimo disse...

Parabéns TSE, ainda que tardiamente. Nosso Judiciário começa, enfim, a dizer a que veio.
Mas, no caso de ser confirmada a cassação destes dois governadores pelo STF, como ficam os atos por eles praticados enquanto no cargo?

Correa sjcampos sp