segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Eleição na Venezuela 2 - Oposição consegue resultados satisfatórios com vitórias nos principais estados e municípios

HÉLIO BARBOZA - Agencia Estado
CARACAS - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi à TV na manhã desta segunda-feira para reconhecer os resultados das eleições regionais, que deram ao seu partido a maior parte dos cargos em disputa, mas deixaram os chavistas fora do governo dos principais estados e municípios. "Reconheço sua vitória e convoco vocês a seguirem o mais elevado comportamento democrático", afirmou Chávez, referindo-se aos líderes oposicionistas. "O povo falou novamente, e o vencedor é o povo venezuelano", acrescentou, num discurso transmitido da sede do Partido Socialista Unido Venezuelano (PSUV).
A autoridade eleitoral anunciou que o PSUV venceu as eleições para o governo da maior parte dos Estados, mas foi derrotado no Estado rico em petróleo de Zulia e em Nova Esparta, principal centro turístico do país. Num resultado surpreendente, a oposição também venceu no Estado de Miranda, o segundo mais populoso, e ganhou o governo da capital, Caracas, o que era ainda mais inesperado. Chávez apontou o comparecimento recorde dos eleitores nos últimos anos como um sinal de que a democracia do país é saudável. "Quem pode dizer que há uma ditadura na Venezuela?", indagou. Ele ressaltou que as instituições venezuelanas estão em pleno funcionamento, apesar das denúncias de fraudes levantadas pela oposição. "Nós respeitamos a decisão do povo", afirmou. O presidente acrescentou que seus aliados terão de refletir sobre os resultados eleitorais e sobre as causas das derrotas. Ele deixou claro, no entanto, que não haverá nenhuma mudança no rumo do governo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não haver mudanças no rumo significa simplesmente que o palhaço-mor vai continuar cerceando as liberdades e argumentando com o uso de tanques contra os não-alinhados a seu corrupto desgoverno?