segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Eleição na Venezuela 3 - A POLÍTICA RENASCE

A situação para Cháves depois destas eleições se complicou bem. A oposição que desta vez não se intimidou e resolveu encarar de frente o Coronel, colheu bons resultados: venceu nas regiões mais populosas e mais estratégicas do país. "A maioria das vitórias chavistas ocorreu em Estados com menor população, principalmente de base agropecuária." Isso indica uma tendência de fortalecimento da oposição na Venezula. Uma indicação que eu já havia falado sobre ela no post "a sociedade venezulana parece que começa mesmo a reagir" - abaixo -. "Chávez classificou os resultados de "grande vitória", mas a maioria dos analistas coincidiu em constatar que a 'quantidade' de vitórias socialistas ficou compensada pela 'qualidade' dos triunfos opositores."

A oposição que agora governará 44% da população teve nessa eleição uma vitória estrondosa, considerando que: o Coronel amordaçou a imprensa, abusou da maquina estatal, partiu para o golpe baixo com escutas clandestinas, controla os recursos fartos do petróleo que só agora vão começar minguar. Tenham certeza a oposição renasceu na Venezuela depois desta eleição.

Agora que a economia mundial entra em recessão e o petróleo cai à 50 dólares é certo o enfraquecimento ainda maior do chavismo. Ele sente isso. Veja esse fragmento de notícia: "Hoje falou de novo o povo venezuelano, parabéns", afirmou Chávez ao admitir a vitória de seus adversários, logo depois do anúncio oficial da comissão eleitoral na madrugada desta segunda-feira. Apesar de ter proclamado vitória, o presidente não saiu à varanda do Palácio de Miraflores, a sede da Presidência, onde costuma comemorar com seus simpatizantes." Em política os gestos tem significado. E Chaves apesar de tentar sinalizar o contrário, não consegue esconder que as coisas estão mundando e sua batata esquentando cada vez mais.

A propósito, leitores me perguntaram se eu acredito que Chaves colocará novamente em votação um novo Plebicito. Eu duvido. Seria antecipar uma derrota que se avizinha para o chavismo e o coronel já percebeu isso. Creio que ele começará a recuar mais e mais de suas maluquices para não acabar como o nosso Tiradentes. Vejam nesta parte em azul o que ele diz, o homem já esta ficando com medo. "'Oxalá ninguém nunca mais caia na tentação de sair fora do marco da Constituição', afirmou Chávez em referência a seus adversários que apoiaram o golpe de Estado de 2002 e que hoje saíram vitoriosos das urnas" Esse não é o caminho e a oposição já aprendeu a lidar com ele. O negócio é fazer política, confrontando-o com as suas mazelas. Viva, a política está de volta a Venezuela.
Reparem neste outro fragmento de notícia:"A oposição conquistou hoje também a prefeitura de Caracas, que estava em mãos governistas. Os líderes opositores eleitos anunciaram nesta segunda-feira a intenção de trabalhar de forma coordenada com o governo de Chávez. O governador eleito de Miranda, Henrique Capriles, afirmou em suas primeira declaração após conhecer-se os resultados que não pretende "brigar" com o governo nacional, e anunciou o início a partir de amanhã de "uma nova etapa de esperança". O governador eleito de Zulia, Pablo Pérez, afirmou que "respeitará o governo nacional". "Certamente, exigimos respeito (por parte do presidente Chávez) para o Estado Zulia", acrescentou. O prefeito eleito do município Metropolitano de Caracas, o opositor Antonio Ledezma, afirmou que governará com "amplitude", e convidou o presidente Chávez "a trabalhar junto, para resgatar do caos e da anarquia" a capital do país.

Sim, a situação mudou na Venezuela e tende a mudar mais se aposição não fizer besteira. A oposição tem que continuar fazendo política e deixar que o coronel vá se enrolando cada vez mais. Isso que está acontecendo lá se refletirá em toda América Latina, anotem e podem cobrar essa fala. As coisas estão mudando e essa é a hora de a oposição por aqui também começar a agir. É hora capinar esses trogloditas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Tomara que vc esteja certo!

Anônimo disse...

Tomara que vc esteja certo!

Anônimo disse...

Dá para confiar em louco prepotente quando os russos estão no quintal? Não confio nesse bufão: ele se retira um pouco para armar o bote.É preciso estar atento; a democracia na latrinamérica é muito frágil.