terça-feira, 18 de novembro de 2008

Gravação e divulgação oficial de conversas dos adversários pelo governo, é este o futuro que queremos? Então, "O País dos Petralhas" neles.

Da Veja Online:
Chávez ordena grampos e a divulgação das fitas
Assim como no Brasil, políticos e autoridades da Venezuela também são alvos de grampos telefônicos. No país vizinho, entretanto, a ordem para a gravação de conversas telefônicas de adversários do governo parte diretamente do presidente Hugo Chávez -- e o resultado do trabalho dos arapongas é exibido ao público pelas emissoras de TV e rádio estatais. A estratégia vem sendo usada pelos chavistas para enfraquecer os rivais antes das eleições municipais deste mês.

Chávez mandou transmitir vários trechos de conversas particulares envolvendo os inimigos políticos, em mais uma tentativa de constranger e intimidar os adversários. A TV estatal não só transmite as conversas como completa as gravações com efeitos sonoros cômicos. O principal alvo é Manuel Rosales, líder oposicionista que deve vencer a eleição para prefeito de Maracaibo, segunda maior cidade do país.

Nas gravações exibidas pelos canais estatais, Rosales conversa sobre a compra de jóias (trecho acompanhado da foto de um relógio Cartier e do som de moedas) e de gado (com som de vacas mugindo e desenhos de moedas douradas na tela). "Eles usam métodos lamentáveis para obter as informações, mas isso é problema deles. Eu estou tranqüilo", disse Rosales, de acordo com reportagem publicada nesta terça-feira pelo jornal britânico The Guardian.

As gravações teriam sido feitas com ajuda de agentes de inteligência do governo cubano, aliado de Chávez. Com as fitas em mãos, Hugo Chávez repassa os trechos de sua preferência às emissoras estatais. Mario Silva, apresentador de TV pró-Chávez que usa um talk show noturno para atacar os oposicionistas, já mostrou em seu programa trechos de conversas de militares supostamente planejando um golpe contra Chávez. Também mostrou fotos de um diplomata americano fantasiado de freira.

Nenhum comentário: