sexta-feira, 21 de novembro de 2008

A sociedade venezuelana parece que começa mesmo a reagir

A Venezuela tenta respirar. Matéria de Ruth Costas, para o Estadão mostra que o "Clã Chávez é ameaçado de derrota eleitoral em terra natal". Imagine o que significa o Coronel Chaves perdendo a eleição em sua própria terra natal e mais ainda, uma derrota de seu irmão mais velho, o ex-ministro da Educação Adán, que está 5 pontos porcentuais atrás na corrida pelo governo estadual. Se confirmar essa derrota, vê-se, que começa à acontecer de fato uma lenta mas, constante reviravolta naquele país. Não se pode esquecer que Chaves perdeu também o plebiscito, não faz muito tempo.


Chavés sofre um revez em seu berço político e não consegue avançar dentro do reduto opositor, Zulia. Neste estado segundo pesquisas, vencem os opositores: Rosales é o preferido na disputa pela capital (75% das intenções de voto) e seu candidato, Pablo Pérez, lidera a corrida pelo governo estadual (59%).

Esses movimentos, que significam uma resistência a "Revolução Bolivariana" terá seguramente desdobramentos positivos para a democracia dentro e fora da Venezuela, em países como Bolivia e Equador. Quanto ao Brasil vejo que aqui estamos agindo, posso dizer, preventivamente. Como disse na época Reinaldo Azevedo, Roberto Jeferson nos salvou. E ele está certo, do contrário, caminhávamos a passos largos para nos tornarmos algo muito próximo do que, hoje é, a Venezuela. E que se faça justiça a este, o articulista, o Reinaldo Azevedo, desde sempre alertou sobre os perigos que representa o PT para a democracia.

Bem, apesar de América Latina estar tomada pela esquerdopatia. Vejo como, Demetri Magnolio, que este povo no poder pode ser um período de amadurecimento para as sociedades latino-americanas, apesar do mal que eles fazem como o atraso nas reformas econômicas etc. Acaba-se o mito que eles são a encarnação do bem contra o mal. Uma mentira deslavada. Uma trapaça que alguns tolos ainda acreditam. Mas são cada vez menos gente que, ainda cai, nessa conversa frajuta. Graças exatamente, ao fato de as pessoas poderem conhecê-los atuando. E como atuam, né - mensalão, Santo André... -? Mas este é o único benefício que se pode tirar de tê-los no poder, nenhum mais.

8 comentários:

Anônimo disse...

Aqui também os bolivarianos, especialmente o Lula da Silva, estão sofrendo contínuo e firme declínio de suas pretensões.

Foi eleito para governar o Brasil e virou dirigente máximo da insana república bolivariana, enfiando nosso dinheiro em roubadas sem tamanho.

Pior mesmo são as desculpas esfarrapadas que apresentada a cada tungada, como se tivéssemos dinheiro para jogar no ralo.

Anônimo disse...

Imagine se aqui no Brasil, Leonardo, Lula dissesse que iria mandar o exército caso a Marta Suplicy não ganhasse?

Anônimo disse...

"Como disse na época Reinaldo Azevedo, Roberto Jeferson nos salvou. E ele está certo, do contrário, caminhávamos a passos largos para nos tornarmos algo muito próximo do que, hoje é, a Venezuela."

Graças à Deus!! O vaga...- esse político aí- nos salvou! A nojeira do PT era tanta que fez aflorar um sentimento de justiça e anti-sinismo no Roberto Jefferson.

RJ é um gigante moral em relação ao PT. (kkk)

jjj disse...

Agora com o preço do petróleo lá embaixo e a crise mundial - EUA são os maiores importadores de petróleo venezuelano - pegando p'rá valer em 2009 (É a economia estúpido ...) o Reino da Chaveslândia vai desmoronar !!!

Unknown disse...

E com o preço do petróleo despencando o Chaveco não vai conseguir manter o ritmo frenético do assistencialismo.

Anônimo disse...

O chapolim mandará tanques russos contra os opositores e permanecerá ainda mais poderoso? Não tenho elementos para saber como também não sei se a derrocada econômica nos salva dos petralheiros. Ardilosos no uso da novilíngua, são capazes ainda de faturar sobre a desgraça de quem sustenta, com os indecentes impostos, esta sbórnia sindicalista.

Anônimo disse...

Anônimo (23 de Novembro de 2008 11:15) disse...
Imagine se aqui no Brasil, Leonardo, Lula dissesse que iria mandar o exército caso a Marta Suplicy não ganhasse?

Colega, o pior que o PT fez coisa parecida, no caso, aquela bandalheira da CUT (PT) usando a greve da polícia civil, com direito até do governador Serra denunciar o dito parrtido (PT).

Lembrando que até o presente momento, o dito governador não pediu desculpas (o PT exigiu dele esta atitude) por FALAR A VERDADE (foi tudo filmado com pencas de testemunhas). Aliás, esperamos mesmo que alguém do dito PT seja responsabilizado por tamanho ato digno da boa e velha URSS.

Sem mais...

Anônimo disse...

Alô Leonardo.
Parabéns pelo blog.
Recomendo que dê uma passada no blog:

www.marthacolmenares.com ,lá da Venezuela.
Muito bom e não direcionado sómente para política,mas não deixando de dar uma cacetadas no anta Chavez..
abraços