segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Calamidade Pública: Tragédia em Santa Catarina se amplia e preocupa; já são 58 o número de mortos

da folha
O número de pessoas mortas pelas chuvas que atingem o Estado de Santa Catarina subiu para 58, segundo boletim divulgado por volta das 18h40 desta segunda-feira. O número de pessoas desalojadas ou desabrigadas também é grande: de acordo com a Defesa Civil, 42.034 ficaram sem suas casas, sendo que 14.411 estão desabrigados --devem ficar em abrigos do poder público-- e 27.623 desalojados, ou seja, abrigados nas casas de familiares ou amigos.
Veja imagens dos estragos causados pela chuva em SC
Também subiu para oito o número de cidades isoladas: ão Bonifácio, Luiz Alves, São João Batista, Rio dos Cedros, Garuva, Pomerode, Itapoa e Benedito Novo.
Neiva Daltrozo/SECOM
Prefeitura de Blumenau (SC) decreta estado de calamidade; Defesa Civil alerta para riscos de desmoronamentos e deslizamentos
As chuvas também prejudicaram a distribuição de energia elétrica. Segundo balanço divulgado pela Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina S/A), 160.722 mil pontos sem energia elétrica. Os pontos vão desde casas, passando por estabelecimentos comerciais e até públicos.
A situação mais crítica é em Blumenau, onde 62 mil pontos estão sem energia elétrica --equivalente a 52% do total de unidades consumidoras.
A chuva que atinge o Estado é recorde histórico para o mês de novembro desde que o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) começou a fazer medições em Florianópolis, em 1961. Foram registrados nestes 24 dias de novembro de 2008 535,8 milímetros (cada milímetro equivale a um litro de água por um metro quadrado), quase três vezes mais a média histórica para o mês de novembro, de 140 milímetros.
Ao menos 18 rodovias foram danificadas pelas chuvas. Para o governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), está é a "pior tragédia climática da história catarinense". No último sábado (22), o governo de Santa Catarina decretou situação de emergência por 180 dias.

Nenhum comentário: