domingo, 23 de novembro de 2008

Eleição na Venezuela 1 - eleitores estão indo em peso as urnas

Chávez enfrenta crescimento da oposição e pode perder apoio de regiões mais populosas do país
Estadão: Jorge Silva/Reuters
Eleitores fazem filas em Caracas - Desde as primeiras horas do dia, os venezuelanos participam em massa das eleições regionais no país, neste domingo, 23. Durante a campanha, forças políticas, sociais religiosas do país, pró e contra o governo do presidente Hugo Chávez, pediram que o eleitorado fosse às urnas. O processo se desenvolve sem incidentes e com atrasos minoritários na abertura dos centros de votação. Serão escolhidos governadores de 22 estados, além de 300 prefeitos e maisde 200 legisladores locais.
(...)

A abstenção nas mesmas eleições há quatro anos atrás foi de 54,6% e seus candidatos ganharam com o voto de 24,5% do total de pessoas convocadas, o que subiu para 57,3% na contabilidade de votos emitidos.

Sandra Oblitas, uma das cinco principais autoridades do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), atribuiu a previsão de uma maior ida às urnas a que "as pessoas assumiram de maneira mais responsável a dimensão da importância da participação política", apesar do voto na Venezuela não ser obrigatório.
(...)
"Nestas eleições, teremos uma quantidade grande de eleitores, pois o povo venezuelano está consciente do momento político que vive o país", acrescentou Oblitas, mas sem detalhar em quanto estimava que seria a participação eleitoral.
(...)

Até a semana passada (quando o governo venezuelano proibiu a sua divulgação), as pesquisas favoreciam o primeiro cenário. De acordo com o instituto Hinterlaces, por exemplo, a oposição, que em 2004 venceu em apenas dois Estados, teria boas chances de conquistar de seis a oito governos estaduais. Dissidentes (ex-chavistas que se recusaram a ingressar no Partido Socialista Unidos da Venezuela, PSUV) poderiam ganhar em outros dois. E o restante - de 10 a 12 Estados - permaneceria com o PSUV, do presidente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Avante povo venezuelano!
Tire logo do poder o fanfarrão Chávez, filhote do ditador cubano, amigo do mollusco brasileiro.

Correa sjcampos sp