quarta-feira, 27 de julho de 2011

JORGE CONTA AS EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DE SUA GESTÃO NA SAÚDE APESAR DO CHEFE RUIM QUE TEM: O MAROCA



Por Natalia Andrade:


Experiências da cidade foram apresentadas na 27ª edição do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde
Foi realizado entre os dias 09 e 12 de julho de 2011 a 27ª edição do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O evento reuniu mais de 4.700 participantes, entre gestores, profissionais, técnicos, usuários, educadores e pesquisadores da área de saúde de todo o Brasil para debater a “Saúde no Centro da Agenda de Desenvolvimento do Brasil e a Ampliação e Qualificação do Acesso do Cidadão do Sistema Único de Saúde (SUS)”
.
Já considerado um dos maiores eventos sobre saúde pública da América Latina, o Congresso do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) contou com mais de 140 atividades entre oficinas, seminários, cursos, lançamento de publicações, painéis, mesas redondas e Café com idéias abordando diversos temas ligados a saúde pública e as políticas de saúde, ao SUS e principalmente a gestão municipal de saúde.
EXPERIÊNCIA
O secretário municipal de saúde e gestor do SUS/SL, Jorge Corrêa Neto, participou do evento e apresentou as experiências que Sete Lagoas está passando com a reestruturação da saúde. “Conferência é uma troca de experiências entre os participantes. Levei para os outros secretários nossas experiências exitosas, como exemplo da política de saúde adotada em Sete Lagoas. Essa troca de experiências busca o aperfeiçoamento da gestão do SUS e os serviços prestados aos usuários”, contou.
Em seu pronunciamento de abertura, o ministro da Saúde Alexandre Padilha, afirma que “o evento já se definiu como maior espaço de mobilização, discussão e troca de experiências entre os gestores, trabalhadores, pesquisadores e usuários do SUS”.
Ao longo dos quatro dias de eventos, os participantes discutiram sobre as políticas de saúde adotadas pela esfera federal, estadual e municipal e o respectivo impacto em cada município. Dentre os temas abordados, estiveram a ampliação da comunicação e informação em saúde como estratégia fundamental para o fortalecimento do SUS no processo de valorização social e política e a inclusão da temática da saúde no centro da agenda de desenvolvimento econômico, social e político do Brasil.

TEMAS
Priorizar estratégias de enfrentamento do alcoolismo e drogas, em especial Crack e OXI, também foi um dos eixos abordados na Conferência. Para isso, a necessidade de uma articulação efetiva por meio de ações de comunicação. 
CONASEMS
O Conasems tem as teses que contemplam o pensamento da entidade para atuação e diretrizes, com a finalidade de construir um SUS real e completo, universal, integral e equânime. Durante o congresso, foi lançada a atualização de todas as teses do Conasems.

Nenhum comentário: