quinta-feira, 21 de julho de 2011

JORGE ENTREGA TOMÓGRAFO AO HOSPITAL MUNICIPAL DE SETE LAGOAS


Jorge Corrêa Neto, secretário de Saúde, entrega Tomógrafo ao Hospital Municipal

Por Natália Andrade:
A Secretaria Municipal de Saúde informa que até a primeira quinzena de agosto, os setelagoanos contarão com serviço de Tomografia Computadorizada no Hospital Municipal Monsenhor Flávio D’amato (Municipal). A Prefeitura e a Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde investiram cerca de dois milhões de reais, entre equipamentos, obras e a aquisição do aparelho de tomografia. Na tarde da última terça-feira (19/07), o Secretário de Saúde e Gestor do SUS/SL, Jorge Corrêa Neto e a equipe técnica da Secretaria de Saúde receberam o tomógrafo que foi entregue pelo técnico responsável da empresa fornecedora, Philips do Brasil.
OBRAS
Na ocasião, o secretário destacou que o HM está passando por modificações estruturais não apenas para receber o tomógrafo, mas para viabilizar outras obras que estão sendo realizadas na instituição. “Para recebermos o tomógrafo e realizarmos um atendimento de qualidade, construímos o setor de tomografia dentro dos padrões de qualidade exigidos para o funcionamento do equipamento, com amplas salas de comandos, exames, recuperação pós-anestésico, laudos, utilidades e interpretação, posto de enfermagem, recepção, vestuário feminino e masculino, laboratório de processamento e rouparia, além de um amplo corredor de circulação entre as salas, sendo inclusive substituído o transformador para o fornecimento da energia”, disse Jorge.
Paralelamente a essa ação, o governo municipal está ampliando os leitos de UTI, passando de 5 para 10, com previsão de entrega e funcionamento previsto para o mês de agosto. “O HM também recebeu novas macas móveis que serão utilizadas na UTI, tomógrafo, bloco cirúrgico e Pronto Socorro”, lembrou o secretário.
Para Jorge, as novas construções, aquisições e ampliações representam um grande investimento da administração municipal na área da saúde. “Há um bom tempo que não temos uma Saúde de qualidade em Sete Lagoas. Estamos trabalhando para dar excelência e dignidade no atendimento a população que sabemos que é tão sofrida”, garantiu o secretário.
DEMANDA
A Superintendente de Urgência e Emergência, Solange Ribeiro Paiva, explicou que o novo aparelho atenderá inicialmente a demanda de urgência do HM. “Nossa intenção é realizar a princípio os exames requisitados pela urgência e emergência do HM e, em breve, ampliar a oferta para os demais usuários de Sete Lagoas e região que estão na fila de espera na Central de Marcação”, explicou a diretora.
EQUIPE
A equipe do setor de tomografia será composta por 10 servidores, entre técnicos de radiologia, técnico de enfermagem, enfermeiro, secretária e radiologista que irão trabalhar em regime de plantão. Esses profissionais serão capacitados pelo fornecedor do aparelho, a empresa Philips do Brasil.
GARANTIA
Visando preservar o investimento e a disponibilização do equipamento, o aparelho de tomografia foi adquirido com manutenção de 36 meses. Nesse período, o município não terá custo algum com a manutenção preventiva e corretiva do equipamento. O tomógrafo instalado em Sete Lagoas trata-se de um equipamento de última geração, podendo posteriormente realizar exames como endoscopia virtual e tomografia cardiovascular. Apenas três equipamentos desse modelo foram instalados até hoje no Brasil pela Philips. O Hospital Odilon Behrens, em Belo Horizonte, foi uma das instituições contempladas com esse aparelho, onde realiza cerca de 70 exames por dia.

Nenhum comentário: