quinta-feira, 1 de agosto de 2013

TRATAMENTO DE ESGOTO EM SANTA LUZIA REGIÃO METROPOLITANA DE BH - VETOR NORTE - NOVA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO - ETE NO BAIRRO FRIMISA. QUANTAS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO TEM SANTA LUZIA? LOCALIZAÇÃO? LIMPEZA DO RIO DAS VELHAS? VAI AJUDAR.

Mais uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) vai entrar em operação neste mês. Localizada no bairro Frimisa, em Santa Luzia, a ETE atenderá cerca de 190 mil pessoas, que, agora, passarão a dispor de um completo sistema de esgotamento sanitário, dotado de coleta, transporte e tratamento de efluentes. O novo empreendimentos foi implantado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

imagem.title
Nova estação em Santa Luzia terá capacidade para tratar 15 milhões de litros de esgoto por dia
Nova estação em Santa Luzia terá capacidade para tratar 15 milhões de litros de esgoto por dia
Com investimento total superior a R$ 33 milhões, a ETE tem capacidade para tratar mais de 15 milhões de litros de esgoto por dia. Mas, para que ela possa desempenhar sua função de maneira eficaz, é fundamental que cada morador interligue seu imóvel às redes de esgoto da Copasa.
Em Santa Luzia, o tratamento dos esgotos contribuirá para a revitalização das águas dos córregos Bicas, Bambuzal e Poderoso/Baronesa, importantes afluentes do Rio das Velhas. Consequentemente, o Velhas passará a receber o efluente tratado, contribuindo, assim, para manutenção da saúde e qualidade de vida da população.
O sistema
Para aperfeiçoar o sistema de esgotamento sanitário de Santa Luzia, a Copasa implantou cerca de 33 quilômetros de interceptores, sendo 22 desses responsáveis por levar o esgoto coletado na cidade à ETE Santa Luzia. Também foram construídas 12 estações elevatórias de esgoto, que têm a função de bombear o esgoto para a estação, intervenção necessária em regiões localizadas abaixo do nível da Estação de Tratamento.
Além dessa, Santa Luzia conta com outras quatro estações. Um delas é a ETE Cristina, responsável por tratar cinco milhões de litros de esgoto por dia coletados do Conjunto Cristina e região do São Benedito. As outras três atendem ao Bom Destino Norte, ao Bom Destino Sul e à Apac local.
Postar um comentário