VISITE ANTES DO LANÇAMENTO PARA CONHECER E ESCOLHER O SEU LOTE

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

MAPA DE RESULTADOS - MINAS EM NÚMEROS - VENCE PREMIAÇÃO NACIONAL DO IDC BRASIL

Ferramenta de transparência do Governo de Minas vence premiação nacional de BI e Big Data

Prêmio, dado a iniciativas que se destacaram pela inovação e resultado gerado para os negócios, é uma iniciativa do IDC Brasil
Divulgação/Escritório de Prioridades Estratégicas
Representantes do Escritório de Prioridades Estratégicas receberam o prêmio em São Paulo
Representantes do Escritório de Prioridades Estratégicas receberam o prêmio em São Paulo
O Mapa de Resultados, ferramenta de transparência do Escritório de Prioridades Estratégicas que apresenta informações de indicadores de Minas Gerais, seus municípios e regionalizações nos últimos dez anos, venceu o prêmio BI & Big Data Award, como caso de sucesso do ano, no IDC Brazil BI & Big Data Conference 2013, na tarde desta terça-feira (27), em São Paulo.
O prêmio, dado a iniciativas que se destacaram pela inovação e resultado gerado para os negócios, é uma iniciativa do IDC Brasil, empresa com quase 50 anos de atividades líder em inteligência de mercado, consultoria e eventos em indústrias de tecnologia da informação, telecomunicações e mercados de consumo em massa de tecnologia.
Após um processo ampliado de seleção, concorreram como finalistas, além do Mapa de Resultados, soluções tecnológicas de Business Inteligence (BI) e Big Data de grandes empresas e instituições como Buscapé Company, Votorantim, Universidade Metodista de São Paulo e Ministério da Justiça.
Para o diretor-presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas, André Barrence, a premiação mostra que o Governo de Minas acertou ao investir em ferramentas de análise de dados. "Ficamos felizes por se tratar de um assunto extremamente importante, pois prova que governos também são capazes de adotar soluções inovadoras tanto quanto a iniciativa privada. O Mapa de Resultados é uma ferramenta que deverá, cada vez mais, ser usada por gestores públicos e cidadãos na análise de indicadores relevantes para a avaliação de políticas públicas", destaca.
Receberam a premiação, representando o Escritório de Prioridades Estratégicas, a coordenadora do Núcleo de Avaliação, Análise e Informação (NAAI), Gláucia Macedo, e a empreendedora pública do Núcleo de Sistemas e Gestão (NSG), Sabrina Soares. "É importante ressaltar que o Mapa de Resultados venceu o prêmio não apenas pela tecnologia, mas sim pelo projeto como um todo, considerando sua relevância, inovação tecnológica e utilidade como ferramenta de tomada de decisões e transparência. Um de seus diferenciais é o acesso livre às bases de dados por qualquer pessoa", comemora Gláucia Macedo. A equipe viajou a convite da IN Inteligência de Negócios, representante da QlikView, uma das patrocinadoras do evento.
Reconhecimento
Em julho de 2012, o Mapa de Resultados já havia vencido o concurso de melhor projeto de Business Discovery (BD) desenvolvido em QlikView no 3º Qlick Devi Sampa, o maior congresso de QlikView do país.
Mapa de Resultados
Disponível no Portal Minas em Números, o Mapa de Resultados foi lançado em 2012 com o objetivo de tornar públicos, em um mesmo ambiente, de forma didática e interativa, os principais indicadores do Governo de Minas para uma melhor tomada de decisão, aliado à transparência e constante atualização das informações.
A ferramenta apresenta a evolução dos indicadores de Minas Gerais e seus municípios através de mapas, gráficos, tabelas e relatórios, em diferentes períodos, regiões e temas, por meio de três interfaces diferentes: Painel de Indicadores, Perfil Municipal e Dados.
De acordo com Gláucia Macedo, além da atualização constante dos dados, serão investidos esforços na inclusão de novos indicadores e na divulgação da ferramenta nos próximos meses. “Queremos estimular seu uso como instrumento de transparência e fonte de informações, contribuindo assim para uma maior transparência e eficiência na gestão pública”, conclui.
Postar um comentário