Carlos Rhienck/Hoje em Dia
Marcio Lacerda_Leo Burguês_Carlos Rhienck_Hoje em Dia
Lacerda anuncia novo corte no preço das passagens em Belo Horizonte

Um dia após o prefeito Marcio Lacerda (PSB) anunciar o encaminhamento de um projeto de lei reduzindo apassagem de ônibus em R$ 0,05, um estudo realizado pela Câmara de Belo Horizonte e acatado pelo Executivo garantiu um novo corte no valor. A suspensão de um repasse para a BHTrans por parte das empresas irá possibilitar a redução e, com isso, o bilhete vai custar R$ 2,70. 
 
Até a próxima semana o acerto deve ser feito e o preço vai entrar em vigor já no início de julho. O corte foi feito após um estudo interno da Câmara Municipal. “O contrato de concessão prevê que as empresas repassem 2% para custear o gerenciamento do sistema. Isto ficará suspenso até dezembro”, afirmou. Após esta data, Lacerda disse que será feita uma análise do cenário e um aumento não está descartado. 
 
Este novo desconto será concedido por meio de decreto. A solicitação já foi encaminhada para a BHTrans e o conselho da autarquia irá analisar o corte na próxima terça-feira. O reajuste, porém, só será oficializado após o texto que tramita na Câmara ser aprovado, para evitar dois cortes em um curto espaço de tempo. Marcio Lacerda já descartou novas reduções. “Este é o limite a que podemos chegar”, disse. 
 
Enquanto isso, na Câmara Municipal, os vereadores de Belo Horizonte aprovaram nesta sexta-feira (21) a outra parte do desconto. Três comissões já deram sinal verde para a redução e o projeto está pronto para ir ao plenário. De acordo com o presidente da Câmara, vereador Léo Burguês (PSDB), em uma semana a análise deve ser concluída.
 
Lacerda disse nesta sexta-feira que a redução nas tarifas vai resultar em atraso nas obras da capital. Segundo ele, a redução na arrecadação terá um impacto negativo. “Temos um plano de obras muito grande, mas o orçamento ficará comprometido. Alguma coisa terá de ser sacrificada. Com isso, vamos adiar algumas obras”, diz.