sábado, 29 de junho de 2013

MANIFESTANTES OCUPAM CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE - INVADEM, TUMULTO, PREÇO DA PASSAGEM, BHTRANS, VALOR DA PASSAGEM, TRANSPORTE, PREFEITO MARCIO LACERDA, INVADIDA, FOTOS, IMAGENS, NOTÍCIAS, CUSTO, PLANILHA, VÍDEO, REDUÇÃO DA PASSAGEM, 0,05 CENTAVOS, CONFUSÃO, PRÉDIO, ÔNIBUS, TARIFAS

Com Câmara ocupada, vereadores de Belo Horizonte reduzem tarifas de ônibus

Manifestantes não estão satisfeitos com a diminuição de 0,05 centavos e, de dentro da Câmara dos Vereadores, avisam que só sairão depois de encontrarem com o prefeito. Houve confusão iniciada por um grupo que não conseguiu entrar no prédio e tentou invadir o local

Manifestantes pintaram corações nos escudos dos policiais que cercam a Câmara Municipal de Belo Horizonte
Manifestantes pintaram corações nos escudos dos policiais que cercam a Câmara Municipal de Belo Horizonte (Denilton Dias/O Tempo/Estadão Conteúdo)
Pressionados por manifestantes que ocuparam na manhã deste sábado a Câmara Municipal de Belo Horizonte, os vereadores aprovaram em segundo turno a redução de  5 centavos no valor das tarifas de ônibus da capital mineira. A BHTrans, empresa que gerencia o transporte público da cidade, se comprometeu a reduzir em mais 5 centavos do valor da passagem ao livrar as empresas do Custo de Gerenciamento Operacional (CGO), uma taxa cobrada sobre a autorização de concessão para explorar o serviço.

A redução, porém, não deve entrar em vigor imediatamente, como ocorrerá em outras capitais, porque não haveria tempo hábil para publicação de uma portaria por parte da prefeitura para validar a redução já a partir do dia 1° de julho.
Infográfico: Em fotos e vídeos, confira a cronologia dos protestos no Brasil

Insatisfeitos com a proposta por considerar que a redução na tarifa não deveria vir por meio da desoneração fiscal das empresas, cerca de 100 manifestantes permanecem na Câmara de Belo Horizonte e prometem só deixar o local após se reunirem com o prefeito Márcio Lacerda. Mais cedo, houve tumulto quando metade deles foi impedida de entrar no plenário. O grupo que não foi permito de entrar, por causa da lotação da casa, forçou a entrada e o vidro de uma das portas quebrou. A tropa de choque da Guarda Municipal isolou o local. Alguns manifestantes pintaram corações coloridos nos escudos dos agentes.

Na votação deste sábado, os vereadores rejeitaram duas emendas do PT. Uma delas previa a abertura à população da planilha de custos das empresas de ônibus, consideradas pelos manifestantes uma "caixa-preta". A outra emenda previa que a desoneração do PIS/Cofins fosse integralmente repassada ao preço das passagens para baratear a tarifa. 
Na quarta-feira, os protestos que reuniram aproximadamente 50 mil pessoas e começaram pacíficos antes do jogo entre Brasil e Uruguai, pela semifinal da Copa das Confederações, no Mineirão, terminaram em confronto e depredações. Pelo menos 26 pessoas foram presas e nove ficaram feridas – além de Douglas, o jovem que morreu ao cair do viaduto.

Nenhum comentário: