segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PESQUISA SENADO MG MINAS GERAIS 27/09/10 SETEMBRO OUTUBRO ELEIÇÕES 2010 - AÉCIO TEM 69%, E ITAMAR, 44% PARA O SENADO; PIMENTEL CAIU PARA 29%.

DO G1:

Pesquisa Ibope sobre a disputa eleitoral ao Senado de Minas Gerais divulgada nesta segunda-feira (27) registra Aécio Neves (PSDB) à frente da disputa, com 69% das intenções de voto. Itamar Franco (PPS) aparece em segundo lugar, com 44%, e Fernando Pimentel (PT) vem em seguida, com 29%.

Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Aécio pode ter entre 67% e 71%, Itamar, entre 42% e 46%, e Pimentel, entre 27% e 31%. Os votos brancos ou nulos somam 7%. Os indecisos são 26%.

Zito Vieira (PCdoB) aparece com 3% das intenções de voto. Miguel Martini (PHS) tem 2%. Marilda Ribeiro (PSOL) aparece com 1%. Nenhum dos demais candidatos – Mineirinho (PSOL), Rafael Pimenta (PCB), Betão (PCO), Efraim Moura (PSTU), e José João da Silva (PSTU) - atingiu 1% das intenções de voto.

O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal "Estado de S.Paulo". Como nesta eleição são dois votos para senador, a soma das intenções de voto dos candidatos, dos brancos e nulos e dos indecisos deve dar 200%.

Votos válidos
Pelo critério dos votos válidos, que não considera brancos e nem nulos e é utilizado pela Justiça Eleitoral na divulgação dos resultados, Aécio Neves (PSDB) tem 46%, Itamar Franco (PPS), 30%, e Fernando Pimentel (PT), 19%.

Zito Vieira (PCdoB) tem 2% dos votos válidos. Marilda Ribeiro (PSOL), e Miguel Martini (PHS) têm 1% dos votos. Rafael Pimenta (PCB), José João da Silva (PSTU), Betão (PCO), Mineirinho (PSOL), e Efraim Moura (PSTU) não atingiram 1% dos votos válidos.

No cálculo de votos válidos nas pesquisas de intenção de voto, o percentual correspondente a indecisos é distribuído proporcionalmente entre os candidatos. Nesse caso, a soma dos votos é 100%, já que o total de votos, dois por eleitor, é a base para o cálculo, não o total de eleitores.

A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 23 e 25 de setembro. Foram entrevistados 2.002 eleitores em Minas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 74106/2010.

Nenhum comentário: