segunda-feira, 6 de setembro de 2010

PESQUISA DEPUTADOS MINAS GERAIS JORNAL O TEMPO

DataTempo/CP2. Levantamento mostra que eleição proporcional não mobiliza população por enquanto

Eleitor ainda não tem candidato

Primeiros das listas são políticos já conhecidos e nomes do esporte

MATHEUS JASPER NANGINO

Se nas eleições para cargos majoritários os eleitores já começam a definir suas opções, o mesmo ainda não acontece quando a conversa é em relação ao voto em deputados. A pesquisa DataTempo/CP2 revela que 66,64% dos entrevistados ainda estão indecisos ou não conhecem os candidatos, sendo que outros 5,09% pretendem votar branco ou nulo quando perguntados quem vão escolher para deputado federal. Quando a pergunta é referente a deputado estadual, a indecisão é ainda maior - 69,49% estão indecisos ou não conhecem os candidatos e 4,66% afirmam votar em branco ou nulo.

Os candidatos mais citados na pesquisa já são políticos conhecidos, deputados, ex-prefeitos e ex-governadores, além de nomes do esporte como ex-jogadores de futebol. Na intenção de votos para deputado federal, por exemplo, estão no topo da disputa em Minas os candidatos à reeleição Lael Varella (DEM), Alexandre Silveira (PPS) e Carlos Melles (DEM), o ex-prefeito de Betim Carlaile Pedrosa (PSDB) e o ex-governador Newton Cardoso (PMDB).

Para a Assembleia, os favoritos, segundo a pesquisa, são o ex-jogador de futebol Marques (PTB) e o ex-deputado José Bonifácio Mourão (PSDB). Também estão no topo da lista os candidatos à reeleição Pinduca (PP) e Gil Pereira (PP), além do veterinário Alexandre Maia (PMDB).

Pelo levantamento, a chance de renovação de mineiros na Assembleia é maior do que na Câmara. Dos 44 candidatos a deputado federal que possuem mais de 0,20% das intenções de voto, 27 são candidatos à reeleição, o que corresponde a 61,36%. Esse número é menor quando analisada lista de candidato a deputado estadual. Nesse caso, 13 dos 28 candidatos que estão à frente buscam a reeleição, ou seja, 46,4%.

Nenhum comentário: