sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ALÔ SAÚDE EM SETE LAGOAS - MAIS UMA INICIATIVA DE JORGE CORRÊA NETO


OUVIDORIA AUXILIA NA MELHORIA DA SAÚDE

Com a criação da Ouvidoria, administração municipal fortaleceu a participação popular e o controle social no município



O município de Sete Lagoas vêm contabilizando avanços importantes nos últimos anos. Uma das comprovações desses avanços foi a implantação da Ouvidoria “Alô Saúde”. Desde outubro de 2010 o serviço está funcionando na cidade. Em quase um ano de existência, mais de 600 usuários procuraram a Ouvidoria para sanar dúvidas, oferecer sugestões, fazer elogios, reclamações e críticas. Com essa proposta, a Secretaria de Saúde valoriza a participação popular no processo de gestão da Saúde.

O QUE É
A Ouvidoria da Saúde é um canal de comunicação que visa estabelecer um relacionamento democrático entre a população e o governo municipal, permitindo identificar necessidades, distorções e viabilizar melhores formas de atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). "A Ouvidoria é uma ferramenta indispensável para ouvir o nosso usuário sobre o funcionamento dos serviços ofertados pelo SUS na cidade. São manifestações que nos ajudam a corrigir eventuais necessidades e ajustes. É uma ferramenta importante para conhecermos o que a população quer, no tempo, na forma e de que modo ela precisa. É também um termômetro que afere o impacto das modificações que estão acontecendo na Saúde", ressaltou o Secretário Municipal de Saúde e Gestor do SUS/SL, Jorge Corrêa Neto.

Para o coordenador da Ouvidoria, Leandro de Souza Cruz, os anseios da população para a melhoria dos serviços prestados pelo SUS não são pequenos, mas para que essas melhorias sejam concretizadas é necessária a efetiva participação da população. “É muito importante a participação dos usuários, pois a Ouvidoria é uma ferramenta que nos ajuda a mapear as eventuais falhas que existem no sistema e pontuar as devidas correções”, destacou o ouvidor.

PARTICIPAÇÃO
A usuária do SUS, Augusta Reis dos Anjos, moradora do bairro Itapuã I, exerce seu direito e, sempre que precisa, entra em contato com a Ouvidoria “Alô Saúde”. “Todas as vezes que precisei fui muito bem atendida. Meu caso sempre é solucionado e o melhor, em pouco tempo”, se alegrou a dona de casa que não abre mão de utilizar essa ferramenta de comunicação com o governo municipal. A pensionista Geralda Lúcia, buscando solucionar alguns problemas, também já se dirigiu várias vezes até a Ouvidoria da Saúde. “Por mais de cinco vezes busquei pelo serviço que a administração municipal está nos oferecendo. Em todas elas fui muito bem atendida e meu problema resolvido. Estou divulgando o serviço para os usuários da minha unidade para que eles também consigam solucionar suas necessidades de forma rápida, fácil e segura”, declarou a moradora do bairro Boa Vista.

ONDE FUNCIONA
A Ouvidoria da Saúde – Alô Saúde funciona no prédio da Secretaria Municipal de Saúde (Travessa Juarez Tanure, 15, 4º andar, Centro), de 8 às 17h. O telefone do Alô Saúde é 0800 276 2010. As manifestações dos usuários também podem ser feitas de forma presencial, por carta ou pelo e-mail ouvidoria.saude@setelagoas.mg.gov.br. O serviço abrange todos os usuários do Sistema Único de Saúde que recebem atendimento pela Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas.

Natália Andrade – ASCOM Saúde
Postar um comentário