quarta-feira, 19 de março de 2008

"Sete Lagoas reforça posição de liderança"

Do Jornal O Tempo:

Para políticos e empresários, bom momento da economia setelagoana deve-se à integração de esforços.

Reunidos ontem em um seminário em Sete Lagoas, políticos, empresários e acadêmicos defenderam a idéia de que o esforço conjunto entre as esferas municipal, estadual e federal é a melhor explicação para o crescimento com qualidade e sustentabilidade que a cidade vem experimentando. É dessa forma que Sete Lagoas, na visão das autoridades presentes ao encontro, tem se consolidado como um dos mais promissores pólos econômicos de Minas Gerais, posição reforçada pela proximidade da capital, Belo Horizonte, do aeroporto internacional Tancredo Neves e de importantes rodovias federais. Além disso, a cidade oferece uma das melhores infra-estruturas para empresários e investidores, sejam as empresas pequenas, médias ou grandes.

"Sete Lagoas está muito bem no contexto de Minas Gerais hoje. A vocação educacional, por exemplo, é muito bem-vista pelos empresários", disse o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Márcio Lacerda. Ele lembrou as ações do governo mineiro, como o planejamento de metas para 2011 e 2023, duas datas trabalhadas pelo Estado como marcos para atingir objetivos de desenvolvimento. "Na definição das estratégias de planejamento, decidimos que a missão é tornar Minas o melhor lugar para viver. Aí vem a Secretaria de Desenvolvimento e fala que tem que ser o melhor para viver e investir. Aí vem a de Secretaria de Turismo e diz que tem que ser a melhor para viver, investir e visitar. Cada área coloca sua visão", definiu.

O seminário "Sete Lagoas: Perspectivas e Desafios para Crescer com Qualidade", que aconteceu no auditório Marcelo Vianna, dentro do Centro Universitário Fundação Educacional Monsenhor Messias (Unifemm), foi uma parceria do jornal O TEMPO com a prefeitura da cidade, a Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas (Acisel) e a própria Unifemm. O prefeito Leone Maciel foi o primeiro a falar para a platéia, preenchida por estudantes universitários, secretários municipais de diversas pastas, representantes dos poderes oficiais e moradores do município. "É preciso que o governo do município aja em parceria, de portas abertas, com o governo do Estado e com o governo federal para aumentar a renda per capita do município. Estamos fazendo um choque de gestão, cortando gastos e pessoal, como fez o governador Aécio Neves. É um ano de eleição, mas estamos cortando na própria carne", disse o prefeito. Além disso, Leone Maciel destacou os investimentos em saúde, educação e saneamento básico e fez um paralelo entre o atendimento à população e a atração de empresas para a cidade.

O vice-presidente da Sempre Editora, Luiz Tito, resumiu a proposta do seminário que aconteceu em Sete Lagoas. "A proposta é criar uma porta de reflexão para a cidade neste momento ímpar de crescimento que ela está vivendo", apontou o representante do veículo de imprensa mineiro. A mesa de discussão foi composta pelo prefeito Leone Maciel, o deputado federal Márcio Reinaldo, o presidente da Acisel, Franco L’Abbate; o vice-presidente de O TEMPO, Luiz Tito; o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Márcio Lacerda; o reitor da Unifemm Antônio Fernandino de Castro Bahia Filho; o superintendente regional do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), Fernando Guimarães Rodrigues; e a executiva Heloísa Menezes, superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), órgão da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) para a educação.

Nenhum comentário: