segunda-feira, 17 de março de 2008

PMDB é visto como adversário: Aécio-Pimentel.

Por Mariana Lara, Jornal OTEMPO:
Dificuldades para PMDB na aliança. A possibilidade de agregar o PMDB à dobradinha entre PT e PSDB nas eleições deste ano para a Prefeitura de Belo Horizonte está praticamente descartada. A disputa para o governo de Minas Gerais em 2010 é o principal empecilho para que os peemedebistas conquistem um espaço na aliança entre petistas e tucanos na capital mineira para 2008.

A articulação de uma dobradinha para a Prefeitura de Belo Horizonte entre o governador Aécio Neves (PSDB) e o prefeito Fernando Pimentel (PT), com um candidato de partido neutro, tem como objetivo lançar o petista para o governo do Estado e o tucano para a Presidência da República, em 2010. O que confronta com o projeto peemedebista de ter o ministro das Comunicações Hélio Costa como governador.

Apesar de manter o PMDB nas conversas que vão definir a aliança, até em resposta à cobrança feita pelo ministro Hélio Costa, que se sentiu alijado da articulação, nos bastidores a informação é que PT e PSDB devem manter-se distanciados dos peemedebistas nesta eleição. O PMDB já é visto como potencial adversário em 2010.

O PMDB, consciente das dificuldades de composição, tem defendido candidatura própria, mas não descarta a participação na dobradinha, desde que tenha a cabeça-dechapa. Exigência que não é bem vista pelo PT e PSDB, que não pretendem ter em 2010 um opositor no comando da prefeitura da capital. A melhor saída para os tucanos e petista é conduzir um candidato que seja da base de Aécio e do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, simultaneamente, mas que não exerça nenhum tipo de ameaça em 2010. É o caso do PSB, que oferece o nome do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Márcio Lacerda – nome considerado o mais viável até o momento. (ML)

Nenhum comentário: