domingo, 30 de março de 2008

POR QUE EXCLUIRAM O DEMOCRATAS 1?

Abaixo vai um texto meu, publicado no Jornal Tribuna, desta semana. Nele levanto algumas questões sobre como, uma pesquisa que se quer séria, deixa de incluir o Partido Democratas, uma das princípais forças políticas da cidade, do estado, do país no levantamento feito para conhecer o quadro político, na disputa para prefeito de Sete Lagoas:

A PESQUISA

O Jornal Sete Dias publicou ontem, 28/3, o resultado de uma pesquisa de opinião pública eleitoral, realizado pelo Instituto Datafato. Nela, não se vê nenhum candidato do DEM – Leonardo Barros ou João Batista – no levantamento estimulado. Mas lá estão Balu, Celsinho... Por que não fez a sondagem com os nomes do DEM? É uma consulta onde se desejava conhecer o quadro político da cidade, ou formá-lo? (Segundo o dicionário Aurélio, “pesquisar significa informar-se a respeito de...)”.

Se o que se deseja era realizar uma pesquisa de verdade, por que, então, abriu-se mão de uma variável que podia alterar completamente o resultado? Um engano. Quem com um mínimo de honestidade intelectual ignoraria dois nomes que estão na mídia, pertencem a uma das maiores forças partidárias da cidade e do país? Para se ter uma idéia, o Jornal O Tempo, de BH, já fala dos dois nomes, como fez esta semana.

Nesse caso, como fica o leitor/eleitor? Não merece conhecer todos os cenários imagináveis? Não merece, não? Bem, você está falando isso porque é o Leonardo Barros, é um interessado direto? – poderiam dizer. E por acaso eu não tenho o direito de saber? E que tem simpatia ou antipatia por mim, não tem o direito de ter essa informação?

Defendo, como sabem todos que me conhecem um pouco, um impressa onde o principal compromisso seja com o cidadão. Uma coisa sem amarras, com liberdade para criticar, elogiar... Uma impressa que pratique jornalismo: que erre, que acerte, imparcial. Porque, seja como pessoa física ou jurídica, a gente é julgado pelo que faz e pelo que deixa de fazer. É assim a vida.

De volta aos números, com ficaria o quadro com uma consulta levando em consideração um cenário comigo e com meu colega Dr. João Batista? Bem, como o instituto desconsiderou essa variável, faz a consulta perder muito de seu interesse. Afinal, o Partido Democratas deverá, sim, ter um candidato à eleição de Sete Lagoas. Aliás, alguém hoje pode garantir que será candidato? Então, por que só o DEM não tem o direito da dúvida? Por que só o DEM, uma das mais tradicionais siglas do município, foi excluído do levantamento estimulado da tal pesquisa? Ora, o DEM possui muitos e significativos nomes em condições de disputar quaisquer cargos eletivos.

Um erro estatístico ou de amostra, vá lá, pode-se aceitar. Agora, engano na concepção do cenário político para se fazer uma pesquisa, que se quer séria, é inadmissível.

Nenhum comentário: