segunda-feira, 27 de junho de 2011

PESQUISA DATATEMPO PREFEITO DE BH BELO HORIZONTE JORNAL O TEMPO 27 DE JUNHO DE 2011 27/06/11 MARCIO LACERDA PIMENTEL RODRIGO CASTRO PT PSB PSDB JOÃO LEITE

Do jornal O Tempo:
(Vejam gráficos abaixo)
Pesquisa realizada pelo instituto DataTempo/CP2, entre os dias 10 e 15 de junho, mostra que a reeleição do atual prefeito da capital, Marcio Lacerda (PSB), somente seria ameaçada por uma eventual e pouco provável candidatura do ex-prefeito e ministro da Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT).


As eleições municipais irão ocorrer em outubro do ano que vem e a pesquisa ouviu 702 eleitores em Belo Horizonte.


No primeiro cenário montado pelo DataTempo/CP2, em que constam os nomes de várias lideranças da cidade, independentemente de partidos, Pimentel tem 25,2% das intenções de voto enquanto Marcio Lacerda registra 23,8%. Há um empate técnico, uma vez que a margem de erro do levantamento é 3,8 pontos percentuais para menos ou para mais. 
Neste mesmo cenário, o ex-ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias (PT) aparece em terceiro lugar com 10,5% da preferência do eleitorado. O deputado federal Leonardo Quintão (PMDB), que foi candidato em 2008, aparece logo em seguida com 7,7%. Ele é seguido de perto pelo deputado estadual João Leite (PSDB), com 7,3%. Mais afastada do grupo que lidera a pesquisa, a deputada federal Jô Moraes (PCdoB) registra 4,1%. 
Não responderam ou disseram que não sabem em quem vão votar somam 9%. Outros 4,4% afirmaram que não vão votar em ninguém.



Sem Pimentel. No segundo cenário, em que o nome de Pimentel é retirado, Lacerda aparece em primeiro lugar com 34,9% das intenções de voto. Patrus é o segundo colocado com 19,4%. Quintão fica com 12%, e Jô Moraes registra 6,1%.


Na composição em que o nome de Patrus é retirado (terceiro cenário), Fernando Pimentel volta a liderar a pesquisa com 32,3% das intenções de voto. Lacerda é o segundo colocado com 27,5%. Há um empate técnico, mas Pimentel mantém uma distância de Lacerda maior do que a verificada no primeiro cenário.


No quarto cenário, Pimentel é retirado e o candidato do PMDB é trocado - Leonardo Quintão dá lugar ao deputado estadual Sávio Souza Cruz. Nessa situação, Marcio Lacerda lidera o levantamento com 38,2% das intenções de voto. Patrus é o segundo com 21,8% - ambos conseguem percentuais maiores do que os obtidos no segundo cenário, com o nome de Quintão.


Na última composição, em que Patrus é retirado da lista e Sávio Souza Cruz continua, Pimentel aparece na primeira colocação com 34,8 %. Lacerda tem 30,2%.
SEM LISTA
Empatados na espontânea
Segundo a pesquisa DataTempo/CP2, na modalidade espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), vence o ex-prefeito e ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT), por uma pequena diferença. Considerando a margem de erro de 3,8 pontos percentuais, há um empate técnico entre os dois.


Marcio Lacerda foi lembrado por 10,7% dos entrevistados. Fernando Pimentel foi citado por 7,8% dos pesquisados. Já o ex-governador e senador mineiro Aécio Neves (PSDB) é o preferido para o cargo de prefeito de 3,7% dos entrevistados.


Na lista ainda aparecem o ex-ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias, com 3,1% da preferência do eleitorado, e o deputado federal Leonardo Quintão (PMDB), que registra 1,4% das intenções de voto.


A deputada federal Jô Moraes (PCdoB), que disputou a eleição de 2008 no primeiro turno, aparece com 0,7% da preferência do eleitorado – exatamente o mesmo percentual que o governador de Minas, Antonio Anastasia, tem no levantamento.


Não responderam, disseram que estão indecisos ou que não sabem em quem votar 21,5%. Outros 31,2% afirmam que não conhecem os candidatos. (CK)

Nenhum comentário: