sábado, 26 de abril de 2008

Sobre pesquisas e definições no DEM

Alguns pediram que eu comentasse uma pesquisa; outros chegaram à provocação como um que dá o nome de Lucio Mario: "(...) voce falou tanto nos ultimos dias que te escluiram da pesquisa do sete dias, porque não ouve comentarios seus ainda em função da inclusão do seu nome da pesquisa que o jayro fez ????????. (...) Ta comedo(...)" Bem, porque eu não fiz nenhum comentário sobre este levantamento? Simples: este é um levantamento para consumo do deputado, tanto é assim, que ele não foi publicado como ocorreu na pesquisa contratada pelo Jornal Sete Dias. Mais: sendo um levantamento para consumo privado e não público, o contratante faz do jeito que quiser o levantamento (pode utilizar metodologia doméstica), ele está tanto desobrigado de seguir os rigores técnicos de uma pesquisa oficial, quanto também pode ficar a vontade para sondar o que lhe der na "telha" - do contrario, eu que comecei minha vida profissional trabalhando em institutos de pesquisas políticas famosos, poderia fazer levantamentos e tomá-los como um retrato do momento e sair por aí dizendo isso e aquilo. Não é o caso, não é mesmo? Portanto, é bem diferente de um levantamento de caráter público, onde quem faz tem responsabilidade com a informação que divulga. Mais ainda, se essa empresa contratante for um veículo de comunicação. Porque aí além da responsabilidade legal-técnica, tem a moral e profissional com seus leitores. Certo? Eu sei que para o jornalista Chico Maia, como ele mesmo afirmou, eu não conto, não. Neste caso, ele não quer saber se para seu leitor eu conto, o que vale é a sua opinião particular sobre mim. O risco aí é se o leitor do seu jornal pensar diferente. Compreendo ele, vale tudo para tentar me prejudicar, até correr o risco de deixar seu veículo de comunicação cair no descrédito.

Reparem como sou tratado no referido jornal: Qual será a reação de uma figura do DEM, que questionou a pesquisa do SETE DIAS por não ter sido citado, quando ver que também não aparece na consulta do próprio partido?

É, vai ser um vexame quando o meu partido, o Democratas, publicar a pesquisa oficial que está fazendo e ele constatar que lá está o meu nome. É, mas ele ainda pode dizer: só ....%?, ou só ... isso? E com todo espaço que a imprensa tá dando prá ele?
É, Ele não tá gostando do espaço que os seus concorrentes estão me dando, não. Mas quem ele acha que é? Ah, ele é o Chico Maia, né?

Definições no DEM
"João será o candidato." "Leonardo será o candidato." Quem afirmar isso agora não está especulando não, está fazendo muito mais: está tentando acertar a Sena. Ah, mais esse se reuniu com aqueles etc. e tal. É mesmo, é? Todos estamos nos reunindo com alguém. Daí, a concluir antes das pequisas contratadas pelo partido, é pura loteria.

"Mas, e se um de vocês fizer o 'jogo do fato consumado', como, por exemplo, sair dizendo por aí que já foi até no Papa para avisar que será o candidato?" Resposta: será consumido pelo próprio fato.

Nenhum comentário: