quarta-feira, 23 de abril de 2008

Hillary vence com folga.

Da Veja.com:
A senadora Hillary Clinton continua na briga para ser a primeira mulher a presidir os Estados Unidos. Na madrugada desta quarta-feira, ela comemorou uma grande vitória -- a conquista da votação primária da Pensilvânia, um dos grandes estados americanos -- e disse que ainda não pode ser riscada da briga, apesar do favoritismo do seu rival, Barack Obama. Conforme Hillary, os americanos "merecem um presidente que não desiste".
A Pensilvânia, cujo eleitorado tem perfil que favorecia Hillary no duelo com Obama, era o último estado importante da corrida democrata. A partir de agora, os concursos do partido serão realizados em estados menos expressivos. Com isso aumenta a chance de que a candidatura seja decidida apenas na convenção do partido, no meio do ano. Hillary, que era pressionada a abandonar a corrida, ganhou fôlego para permanecer na disputa.
Além de vencer, a senadora precisava mostrar força contra Obama, conquistando uma boa margem de votos sobre ele. E foi isso que ela fez. Com 99% dos votos apurados no estado, Hillary tinha 55% do total, contra 45% do adversário. Os dez pontos porcentuais foram muito comemorados, já que Obama gastou três vezes mais que ela para tentar vencer na Pensilvânia. A campanha de Hillary já enfrenta graves dificuldades financeiras.
"Algumas pessoas já davam como certa minha desistência", disse ela no discurso da vitória, na Filadélfia. "Mas os americanos nunca desistem. E merecem um presidente que também não sabe desistir." Hillary também pediu mais doações à campanha, já que precisa do dinheiro para continuar desafiando o favoritismo de Obama. O senador, por sua vez, já está em Indiana, próximo destino da corrida. Em discurso, ele parabenizou a rival.
Apesar da derrota, Obama tentou mostrar que estava satisfeito, já que no início da corrida as pesquisas mostravam um favoritismo ainda maior de Hillary na Pensilvânia -- a vantagem chegava a 20 pontos porcentuais. "Seis semanas depois, reduzimos a margem", disse Obama, que ainda exagerou no otimismo ao chamar a disputa no estado de "apertada", mesmo com dez pontos a menos. Obama continua com mais delegados no total.

Nenhum comentário: