Veja abaixo matéria da Agência Minas - http://www.agenciaminas.mg.gov.br/multimidia/galerias/governador-participa-do-lancamento-da-pedra-fundamental-do-centro-de-memoria-do-trabalhador-de-contagem/
O governador Antonio Anastasia participou, nesta sexta-feira (21), em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, da assinatura do termo de doação de área e do lançamento da pedra fundamental da obra de construção do Centro de Memória dos Trabalhadores da Indústria de Contagem.
| Projeto Oásis em Contagem da Construtora Direcional teve lançamento da pedra fundamental com presença do governador Anastasia, da ex-prefeita Marilha Campos e do empresário Ricardo Valadares Gontijo. |
Anastasia destacou a importância município para o desenvolvimento do Estado. Foi na região que foi instalado o primeiro distrito industrial de Minas Gerais, o que atraiu empresas e indústrias e gerou empregos.
“Manter esse pavilhão destinado às atividades culturais, à memória dos trabalhadores que dedicaram tanto esforço, só pode ser aplaudido porque vamos conjugar esforços de lazer, de cultura com a percepção da trajetória da nossa história, do nosso passado que é muito importante. Quem conhece o passado, interpreta melhor o presente e planeja ainda melhor o futuro”, afirmou o governador.
O novo centro será localizado na Avenida Marechal Castelo Branco, esquina com a Avenida General David Sarnoff, no bairro Cidade Industrial, e será viabilizado por meio da restauração das estruturas onde funcionou a Fábrica de Laminados de Ferro S.A., a Lafersa, aberta na década de 1970. A área que está depreciada receberá ainda um condomínio, com cerca de 1.500 unidades. Tudo com investimentos privados.
Além do governador, participaram da cerimônia o presidente da Direcional Engenharia, Ricardo Valadares Gontijo, empresa doadora da área e que realizará toda a obra, e a prefeita de Contagem, Marília Campos.
Menos desigualdade
Ainda na cerimônia, o governador comemorou os mais novos resultados divulgados recentemente que mostra como o Estado melhorou no combate à desigualdade social.
“Essa semana, para a nossa satisfação foi publicado o índice de Gini, que é um índice muito importante. Aquele que mede a desigualdade social. Para a nossa felicidade, Minas Gerais nos últimos dez anos evolui positivamente nesse índice. A despeito de termos ainda gritantes desigualdades regionais, nós ocupamos o primeiro lugar no Sudeste, o quarto no Brasil. Passamos Rio e São Paulo, graças ao esforço, não só do Governo, mas da sociedade de Minas em um trabalho integrado”, afirmou Anastasia.
O projeto habitacional tem o aval do governador de Minas
Gerais, Antonio Augusto Anastasia, da prefeita Marília Campos e do empresário
Ricardo Valadares Gontijo, diretor presidente da Direcional Engenharia.
Marília Campos disse que o empreendimento foi aprovado
porque o Plano Diretor da cidade estabeleceu um novo perfil que admite em áreas
antes exclusivamente industriais, o adensamento residencial e,
consequentemente, dos setores comerciais e de serviços.
| Projeto Oásis Direcional em Contagem: Anastasia inaugurou pedra fundamental |
“Para as indústrias, está em processo de licitação junto ao
poder público estadual um novo distrito, o Centro Empresarial de Contagem —
Cecon, em local mais apropriado da cidade e mais sustentável na medida em que
promove o desenvolvimento econômico e social”, disse a prefeita.
Mas conforme informações da Secretaria de Desenvolvimento
Econômico, o projeto que prevê a construção do Cecon aguarda licenças
ambientais, isso porque, a área escolhida, além de ser de nascentes, é uma área
densamente verde.
O governador Antonio Augusto Anastasia falou sobre a
construção do Centro de Memória dos Trabalhadores e da Indústria de Contagem. "O
espaço cultural é fruto da sensibilidade do empresário Ricardo Valadares
Gontijo”, ressaltou.
Ricardo Valadares Gontijo disse que está honrado com a
oportunidade de, como empresário, ir além do construir casas.
"Pretendemos gravar nosso nome na história da cidade
para a qual temos muitos planos num futuro próximo. Ao olhar para este local,
vejo arquitetura, beleza e história, que vamos ajudar a preservar”
Nenhum comentário:
Postar um comentário