terça-feira, 13 de maio de 2008

AMBEV - Negócio privado; interesse público

Sobre a suspeita levantada por muitos de que há interesses $$$ na instalação da AMBEV no local projetado, o líder do prefeito, vereador Luiz Carlos, acaba de informar ao blog que se trata de um negócio privado. A multinacional AMBEV adquiriu o terreno para a instalação de sua fábrica de cerveja. Estando correta esta informação, o erro então seria da empresa que desconsiderou os pés de pequis. Entretanto há outra informação que diz que a localização do terreno está prevista no PLANO DE DIRETOR como área designada para implantação de projetos industriais. Sendo assim, temos todos que envidar esforços para viabilizar o empreendimento, não criando qualquer obstáculo para o setor produtivo. Eu já pensava assim há 10 anos, vejam:

Na introdução dos meus projetos de consultoria escrevia "O progresso de uma cidade pode ser medido pela capacidade que suas empresas têm de gerar valor. Tal capacidade assegura a competitividade das empresas, bem como, a sua sustentabilidade, que se traduz em riquezas e progresso para o município: empregos, renda, impostos... Portanto, empresas “saudáveis” e lucrativas cumprem, intrinsecamente, uma função social de grande valia para sua comunidade".
ESTE TEXTO DE 1998, pode demostrar sim uma motivação idealista nos projetos que implementei para a iniciativa privada. Mas trago-o aqui como um argumento válido hoje, 10 anos depois, como forma de sensibilizar a comunidade sete-lagoana para a urgência de reconhecer a importância do valor de empresas fortes, não somente as que chegam, as que estão aqui e as que ainda vão nascer. Amigos, temos que dar o próximo passo, não podemos ficar preso a xenofobia bairrista que impediu a vinda da Copasa e agora pode fazer com que mais essa companhia deixe de vir gerar aqui os empregos de que precisamos. Acorda Sete Lagoas!

Nenhum comentário: