terça-feira, 3 de setembro de 2013

SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ - CONCURSO DE QUALIDADE DOS CAFÉS DE MINAS - PALESTRA

Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas será tema de palestra na Semana Internacional do Café

Apresentação será feita pelo gerente regional da Emater-MG em Lavras, Marcos Fabri, no dia 12 de setembro, em Belo Horizonte
Apresentar o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas como metodologia da extensão rural. Esse é o objetivo da palestra do gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) em Lavras, Marcos Fabri, que será ministrada no dia 12 de setembro, durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte. A palestra irá abordar itens como a operacionalização do concurso, resultados comerciais e a contribuição da iniciativa para a melhoria contínua dos cafés de Minas Gerais e na divulgação das regiões produtoras.
"Há um estímulo para que os produtores alcancem maior competitividade e obtenham melhor preço. Com os resultados, poderemos mapear e ressaltar as microrregiões de excelência. Assim, os compradores terão um referencial, que é importante em um mercado tão competitivo", diz o gerente e coordenador do concurso, Marcos Fabri.
Outro ponto que será destacado na palestra é o caráter educativo da disputa. Os resultados das análises são detalhados em laudos e entregues para os extensionistas da Emater-MG responsáveis pelas inscrições. “Dessa forma, produtor e técnico têm condições de discutir quais as possibilidades existentes dentro das tecnologias preconizadas para a produção de bons cafés. Ou seja, o concurso é um trabalho de melhoria contínua dos cafés de Minas Gerais”, ressalta Fabri.
O Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é realizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), por meio da Emater-MG, em conjunto com a Universidade Federal de Lavras (Ufla). A iniciativa tem a parceria de diversas instituições, como o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Organização das Cooperativas de Minas Gerais (Ocemg), Federação de Agricultura (Faemg), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaemg), Centro de Excelência do Café, Polo de Excelência do Café, e Instituto Federal de Ensino e Tecnologia de Machado.
A competição é aberta aos produtores das quatro regiões cafeeiras do Estado: Cerrado, Chapadas de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas. O objetivo é estimular os cafeicultores a buscarem a melhoria da qualidade, que possibilita o aumento da competitividade do produto nos mercados interno e externo e a geração de renda.
A palestra sobre o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas acontece no Auditório Inteligência de Mercado a partir das 18h. No espaço, diversos profissionais da área abordarão temas, como certificação, torra, cafeterias, tendências nos negócios e técnicas aplicadas ao produto.
Semana Internacional do Café
A Semana Internacional do Café será realizada no Expominas, em Belo Horizonte, de 9 a 13 de setembro. A visitação do público vai até o dia 12, dentro do Espaço Café Brasil. O dia 13 de setembro está reservado a visitas técnicas às principais regiões produtoras de Minas Gerais. A Semana Internacional do Café é uma promoção do Governo de Minas, por meio da Seapa, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Sebrae, Organização Internacional do Café (OIC), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério das Relações Exteriores e Café Editora. O evento conta com patrocínio da Nestlé e do Sistema OCB/Sescoop/Ocemg.
Para participar do evento, os interessados devem solicitar o credenciamento antecipadamente pelos sites www.semanainternacionaldocafe.com.br ouwww.espacocafebrasil.com.br. Produtores rurais e profissionais do setor com CNPJ não pagam para obter a credencial. Demais visitantes pagam R$ 20 pelo credenciamento.
A feira vai apresentar exposição de equipamentos, produtos e serviços, além de promover rodadas de negócios, concurso de baristas, concurso de provadores de café (cup tasters), provas de café (cupping) e diversos eventos técnicos, como seminários, palestras e workshops. 

Nenhum comentário: