quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

NOMES DOS NOVOS SECRETÁRIOS DE ANASTASIA PARA GESTÃO 2011-2014


Novos secretários

Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Elmiro Nascimento
Casa Civil e Relações Institucionais - Maria Coeli Simões
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Nárcio Rodrigues
Cultura - Eliane Parreiras
Defesa Social - Lafayete Andrada
Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte - Gil Pereira
Desenvolvimento Econômico - Dorothea Werneck
Desenvolvimento Regional e Política Urbana - Bilac Pinto
Desenvolvimento Social - Wander Borges
Educação - Ana Lúcia Gazolla
Esportes e da Juventude - Bráulio Braz
Fazenda - Leonardo Colombini
Governo - Danilo de Castro
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Adriano Magalhães
Planejamento e Gestão - Renata Vilhena
Saúde - Antônio Jorge Souza Marques
Trabalho e Emprego - Carlos Pimenta
Transportes e Obras Públicas - Carlos Melles
Turismo - Agostinho Patrus Filho

Extraordinários

Secretário Extraordinário da Copa do Mundo - Sérgio Barroso
Secretário Extraordinário de Gestão Metropolitana - Alexandre Silveira
Secretário Extraordinário de Regularização Fundiária - Manoel Costa

Nomeações

Cemig - Djalma Morais
Copasa - Ricardo Simões
Codemig - Osvaldo Borges
BDMG - Matheus Cotta Carvalho
Gasmig - Fuad Noman
Servas - Andrea Neves
Secretaria Geral - Gustavo Magalhães
Advocacia Geral do Estado - Marco Antônio Romanelli
Controladoria Geral do Estado - Moacyr Lobato
Gabinete Militar do Governador - Cel. Luiz Carlos Martins
Polícia Militar de Minas Gerais - Cel. Renato Viera de Souza
Polícia Civil - Jairo Léllis
Corpo de Bombeiros - Cel. Sílvio Antonio de Oliveira Melo
Escritório de Prioridades Estratégicas - Tadeu Barreto


Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Elmiro Nascimento – Deputado estadual, é empresário e produtor rural. Mineiro de Patos de Minas, é formado em Administração de Empresas e especialista em Administração Rural. Deputado estadual nos períodos de 1987 a 1995 e de 2003 a 2011, atualmente é líder da bancada do Democratas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Paralelamente ao mandato parlamentar, atua na criação de gado leiteiro e na cultura de café. Foi diretor financeiro da Companhia Agrícola de Minas Gerais (Camig) (1979/81); presidente da Loteria Mineira (1981/82); prefeito de Patos de Minas (1997/2000); presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba (1997); e presidente do PFL de Patos de Minas (2002/03).


Secretaria da Casa Civil e Relações Institucionais

Maria Coeli Simões Pires – Atual secretária de Estado Extraordinária de Relações Institucionais. No 1º mandato do Governo Aécio Neves, foi secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes. Presidiu o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), iniciando o saneamento administrativo da autarquia, após trabalho de reordenação institucional. No 2º mandato do Governo Aécio Neves, foi secretária-adjunta de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana.
No Governo Hélio Garcia, ocupou a Secretaria de Estado de Assuntos Municipais de Minas Gerais. É formada em Direito pela PUC-MG, mestre e doutora em Direito Administrativo pela UFMG. É procuradora aposentada da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, instituição em que foi secretária-Geral da Mesa, sendo responsável pela coordenação técnica geral do processo constituinte mineiro.
Mineira do Serro, é membro efetiva do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG), vice-presidente do Instituto Mineiro de Direito Administrativo e integrante de comissões técnicas da OAB-MG, é professora-adjunta de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da UFMG.


Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior

Narcio Rodrigues – Deputado federal eleito para o quarto mandato consecutivo, é jornalista. Foi presidente do PSDB Mineiro em dois mandatos consecutivos, 2004-2005, 2006-2007, fato até então inédito na história do partido. Na Câmara Federal, foi 1º vice-presidente, tendo se destacado como um dos deputados mais atuantes. Em 1998, ocupou a presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. Participou de diversas comissões, entre elas a de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, Agricultura e Política Rural, Defesa do Consumidor, Meio Ambiente, Trabalho, Administração e Serviço Público, e Viação e Transportes.
Mineiro de Frutal, como jornalista, foi colunista político do jornal Correio do Triângulo, analista político e eleitoral da TV Paranaíba, co-editor e apresentador do programa Bom Dia Triângulo, da TV Triângulo (Rede Globo), em Uberlândia.

Secretaria de Cultura

Eliane Parreiras – Atual presidente da Fundação Clóvis Salgado, é formada em Comunicação Social pela PUC-MG, e pós-graduada em Gestão em Marketing, pela Fundação Getúlio Vargas, e em Gestão Cultural, pelo Instituto de Educação Continuada (IEC). Atua nas áreas de gestão e produção cultural há mais de 15 anos, em instituições do poder público e da iniciativa privada.
Foi diretora executiva do Instituto Cultural Usiminas de 2002 a 2009, onde foi responsável pela construção da política de patrocínio cultural da empresa. Colaborou diretamente para a consolidação do pólo cultural do Vale do Aço, incentivando a produção regional. Integrou a equipe executiva do Circuito Cultural Praça da Liberdade, onde participou do desenvolvimento do modelo de gestão do programa. Como professora, ministrou diversos cursos, inclusive em pós-graduações, nas áreas de gestão cultural, marketing cultural, produção cultural e patrimônio cultural. Foi Coordenadora Geral da Comissão Mineira para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. É secretária-geral do Conselho Curador da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Secretaria de Defesa Social

Lafayette de Andrada - Deputado estadual, é advogado, professor licenciado de Direito e Ciência Política e técnico do Ibama. Formado em Direto pela Universidade Federal de Juiz de Fora e doutorando em Direito pela Universidad Nacional de Lomas de Zamora (Argentina). Estudou Agronomia na Universidade Federal de Lavras (Ufla).
Foi vereador de Lavras (1992/1996) e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Barbacena (1997/1998). Vereador em Juiz de Fora (2001/2004), onde foi presidente da Comissão de Orçamento e Fiscalização Financeira e líder da oposição. Ex-superintendente de Assuntos Municipais do Governo Aécio Neves (2005/2006), é membro do Instituto Mineiro de Direito Constitucional e do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.
Como deputado estadual, foi relator de 325 Projetos de Lei. É autor da Emenda Constitucional que reestruturou a carreira dos professores da rede estadual. Foi relator da PEC 63, que ficou conhecida como Ficha Limpa Mineiro; do Projeto de Lei Complementar 53 que reorganizou o Estatuto dos Policiais Militares; do Projeto de Lei Complementar 61 (PLC 61) e da PEC 59 que deram nova estrutura à carreira de militar no Estado, exigindo curso de Direito para o ingresso, na Polícia Militar, como oficial, e a exigência de curso superior para o ingresso como praça.

Secretaria de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas

Gil Pereira – deputado estadual, é bacharel em Administração com especialização em Comércio Exterior. Iniciou a vida pública como vereador em Montes Claros em 1988, presidiu a Câmara Municipal (1993/1994), e secretário municipal de Governo (1991/1992), Foi eleito deputado estadual para o 1º mandato em 1994 e reeleito em 1998, 2002, 2006 e 2010. Em seu terceiro mandato, em 2002, foi presidente das comissões de Transporte, Comunicação e Obras Públicas; de Agricultura; e de Cultura. Reeleito para o 4° mandato em 2006, foi indicado vice-líder do Governo Aécio Neves (2006/2010) e do Governo Antonio Anastasia.
Em 2008, liderou, através da Comissão de Minas e Energia, os trabalhos para a exploração do gás natural na Bacia do São Francisco. Propôs, por requerimento, a criação da Universidade Federal do Norte de Minas.


Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Dorothea Fonseca Furquim Werneck - economista, natural de Ponte Nova. Foi ministra do Trabalho (1989-1990) da Indústria e Comércio (1995-1996). Formada pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, é mestre e doutora em Economia pela Boston College (EUA), funcionária de carreira do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Considerada uma das maiores especialistas do mundo em mercado exterior, a ex-ministra foi presidente, por quatro anos (1999/2002), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e Secretária Nacional de Economia (1991). Também ocupou o cargo de diretora de Qualidade e Produtividade da Trevisan; liderou a implantação do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade, Consultora e Escrita. Coordenou os programas de exportação do banco Santander.


Secretaria de Desenvolvimento Regional e Política Urbana

Olavo Bilac Pinto Neto - deputado federal, é advogado e empresário. Foi chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Minas e Energia no Governo Hélio Garcia, 1984, diretor de Suprimentos e Materiais, da Cemig (1991-1994). Também foi diretor da Editora Forense ( de 1986 a 1991).
De 2003 a 2006, foi secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais no Governo Aécio Neves. Chefiou a Delegação, em missão na Europa (Alemanha e França) que teve como objetivo estabelecer conexões acadêmicas e institucionais, acordos de cooperação, identificar oportunidades para novas parcerias e buscar conhecimentos para a implantação de incubadoras de empresas e parques tecnológicos.


Secretaria de Desenvolvimento Social

Wander Borges – deputado estadual, exerceu os cargos de subsecretário estadual do Trabalho e Ação Social no primeiro mandato do governador Aécio Neves e de presidente do Conselho Estadual de Assistência Social. Iniciou na vida pública como vereador mais votado em Sabará (1993/1996). Em 1996, foi eleito prefeito do município e reeleito em 2000. Foi eleito em 2006 para o primeiro mandato como deputado estadual e reeleito este ano.
Wander Borges se destaca como grande apoiador das entidades que prestam assistência social no Estado. É autor da Lei 18.315/2009, que estabelece a Política Estadual Habitacional de Interesse Social, além do Projeto de Lei 2.128/2008, que institui o Dia Estadual de Combate aos Maus Tratos contra Idosos. Ele também é o mentor do PL 4.897/2010, que cria a Política Estadual de Enfretamento do Crack e de Outras Drogas e do PL 4.871/2010, que institui a Política Estadual para a População em Situação de Rua.
Natural de Sabará, Wander Borges é contador e administrador, além de servidor público. É pós-graduado em Auditoria e Controle Externo, técnico mecânico, técnico metalúrgico e ex-funcionário do Banco Credireal. É inspetor do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG).


Secretaria de Educação

Ana Lúcia Gazzola - Atual secretária de Desenvolvimento Social, é formada em Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas pela UFMG. Tem mestrado em Literaturas Luso-Brasileira e Hispano-Americana, pela University of North Carolina at Chapel Hill (EUA); doutorado em Literatura Comparada pela mesma instituição e pós-doutorado pela Duke University (EUA), em 1994.
Reitora da UFMG (2002/2006) e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (2004/2005). Em 2008, título de professora emérita da UFMG, concedido aos docentes que se distinguiram no exercício da atividade acadêmica e relevantes serviços à ciência e ao ensino. Atualmente, dirige o Instituto Internacional de Educação Superior para a América Latina e o Caribe (Iesalc), da Unesco.


Secretaria de Esportes e da Juventude

Bráulio Braz – deputado estadual, é presidente da Comissão de Redação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, desde 2009, e vice-presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo (2007/2008). Foi um dos autores dos requerimentos para a constituição da Frente Parlamentar de Apoio ao Esporte Paraolímpico e para a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Esporte em Minas Gerais. Mineiro de Muriaé, é administrador de empresas e empresário. Iniciou suas atividades profissionais em 1963 e assumiu seu primeiro cargo de direção em 1967, aos 18 anos.


Secretaria de Fazenda

Leonardo Colombini – Atual secretário de Estado de Fazenda, é bacharel em Ciências Contábeis. Atua na secretaria desde 2003, na qual exerceu as funções de assessor especial, subsecretário do Tesouro Estadual e secretário-adjunto. Atuou nos Conselhos de Administração da Minas Gerais Participações (MGI) e da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig).
No Governo Federal, foi assessor especial do ministro da Casa Civil da Presidência da República. Servidor de carreira do Banco Central, atuou como delegado regional em Minas e presidente do Conselho Fiscal da Fundação Banco Central de Previdência. Natural de Ressaquinha, foi consultor financeiro, administrativo e contábil na iniciativa privada.


Secretaria de Governo

Danilo de Castro – Atual secretário, ocupou o cargo também durante os dois mandatos do ex-governador Aécio Neves. Iniciou sua carreira como técnico de Contabilidade na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e professor do Colégio de Viçosa. Ingressou na Caixa Econômica Federal em 1967, onde exerceu todos os cargos até chegar à Presidência, em 1992.
Danilo de Castro é presidente do Conselho de Loteria do Estado de Minas Gerais, foi diretor principal do Banco Interamericano de Poupança e Empréstimo (Biape), da Venezuela; e membro do Conselho Monetário Nacional e do Conselho Curador do FGTS. Foi eleito três vezes, tendo em 1994 a segunda maior votação do Estado. De 2001 a 2003, Danilo de Castro foi presidente do Diretório Estadual do PSDB em Minas.


Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Adriano Magalhães Chaves - ocupa atualmente a presidência do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI). Engenheiro eletricista, é formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com pós-graduação em Gestão de Projetos e MBA em Gestão de Negócios.
Ex-assessor do governador do Estado de Minas Gerais, buscou alinhar estrategicamente o Governo, as Secretarias de Estado, empresas da Administração direta e indireta, entidades de Classe e iniciativa privada. Como gestor de Grandes Projetos da Cemig, estruturou e gerenciou a implantação de projetos na área de distribuição, transmissão e geração.


Secretaria de Planejamento e Gestão

Renata Vilhena – Atual secretária de Planejamento e Gestão é formada em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (FJP). Entre 1999 e 2003, foi secretária-adjunta de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, onde implantou o Pregão Eletrônico, que proporcionou uma economia média de 25% nas licitações do Governo Federal.
De 1995 a 1999, atuou como chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Patrimônio e Administração e de 1989 a 1994, foi chefe de gabinete da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral do Estado de Minas Gerais. No Governo Aécio Neves, ocupou o cargo de secretária-adjunta da Secretaria de Planejamento e Gestão.


Secretaria de Saúde

Antônio Jorge de Souza Marques – Atual secretário de Saúde, é formado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com especialização em Gestão de Sistemas de Saúde, pela Fiocruz. Iniciou a carreira médica em 1988, como psiquiatra clínico em Juiz de Fora.
Foi coordenador municipal de Saúde Mental, tenente-médico do Exército Brasileiro, consultor do Ministério da Saúde, assessor da Secretaria de Estado da Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde.
Iniciou sua vida política em 1995, quando foi secretário Municipal de Saúde de Juiz de Fora. Foi vereador de 2000 a 2004. Em 2007, se tornou subsecretário de Estado de Políticas e Ações de Saúde.


Secretaria de Trabalho e Emprego

Carlos Pimenta – É médico, formado em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com especialização em Cirurgia Geral e Acupuntura. Vereador por três mandatos em Montes Claros, presidiu a Câmara Municipal no período de 1989 e 1990. Um ano depois assumiu o cargo de secretário municipal de Governo da Prefeitura de Montes Claros. Em 2010, se elegeu para o quinto mandato como deputado estadual pelo PDT. Foi presidente da Comissão de Saúde e da Frente Parlamentar de Saúde de Minas Gerais. Atuou como vice-líder do Bloco Parlamentar Social Progressista. É membro da Frente Parlamentar do Cooperativismo de Minas Gerais (Frencoop).


Secretaria de Transportes e Obras Públicas

Carlos Melles – deputado federal, é engenheiro agrônomo e pesquisador, com atuação na Epamig e na Embrapa. Há 23 anos preside a Cooparaíso, onde implantou um modelo de gestão referência no setor cooperativista e de café.
Em 2010, foi reeleito para o quinto mandato consecutivo como deputado federal. Egresso do Partido da Frente Liberal (PFL), filiou-se, em 2007, ao Democratas (DEM), do qual é presidente. No Congresso Nacional foi presidente, titular e suplente da Comissão Permanente de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Integrou, também como titular, a Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul e a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, entre outras. Exerceu, ainda, os cargos de Diretor Executivo do Conselho Nacional do Café (1993-1995) e de Ministro de Estado do Esporte e Turismo (2000-2002).


Secretaria de Turismo

Agostinho Patrus Filho – deputado estadual, foi secretário de Estado de Desenvolvimento Social no Governo Aécio Neves. Formado em Administração, com pós-graduações em Gestão Empresarial e Logística pela Fundação Getúlio Vargas.
Eleito para o 1º mandato em 2006, foi o deputado estadual do PV mais votado em Minas e no Brasil. Mineiro de Belo Horizonte, empresário dos setores do agropecuário e transporte. É diretor licenciado da Federação das Empresas de Transporte de Carga de Minas. É vice-presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Indústria, Comércio e Artesanato de Minas Gerais.


Secretário Extraordinário da Copa do Mundo - Sérgio Barroso – Atual secretário de Desenvolvimento Econômico, é formado pela Universidade São Lucas (SP). É Mestre em Economia Internacional pela Universidade de Boston, com especialização em Administração de Empresas pela Universidade de Michigan, Gerenciamento de Executivos pela Universidade Columbia e pela Fundação Getúlio Vargas. Integrou os quadros da Light, da Bungue. Durante 34 anos, gerenciou unidades da Cargill no Brasil e no exterior.
Foi também presidente do Conselho de Administração da Fosfértil, Ultrafértil e Fertifos. Em 1998, foi nomeado presidente da Cargill no Brasil, tornando-se o primeiro brasileiro a ocupar a presidência da empresa no país. Foi presidente da Associação Brasileira de Óleos Vegetais (Abiove), da Associação Internacional de Óleos Vegetais (Iasc), Conselheiro da Associação Brasileira de Alimentação (Abia) e atualmente é vice-presidente do Conselho da Câmara Americana (Amcham) e membro do Conselho da Fiesp e do Conselho Consultivo da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China e da Sife.


Secretário Extraordinário de Gestão Metropolitana – Alexandre Silveira - Eleito, neste ano, para o segundo mandato consecutivo de deputado federal. Em 2003, assumiu cargo público como delegado da Polícia Civil de Minas Gerais. Foi coordenador da 6ª Unidade de Infraestrutura Terrestre (UNIT), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Minas Gerais. Em maio de 2004, assumiu a Diretoria-Geral do DNIT, função exercida até deixar o cargo, no final de dezembro de 2005.
Mineiro de Belo Horizonte, iniciou sua carreira profissional a partir do curso técnico de contabilidade. Posteriormente, graduou-se em Direito.

Secretário Extraordinário de Regularização Fundiária - Manoel Costa - é empresário do setor turístico. Iniciou sua militância política sendo eleito deputado federal mais votado do país em 1982. Foi secretário de Estado de Planejamento e Coordenação Geral de Minas Gerais (1999 a 2000), e presidiu a Turminas (2000 a 2002). Foi primeiro secretário de Estado de Turismo (2000). Presidiu a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (2003 a 2004). Foi subsecretário de Estado de Direitos Humanos (2003), e atualmente é secretário de Estado Extraordinário de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas. É secretário-executivo do Conselho de Segurança Alimentar de Minas Gerais (Consea-MG).

Nenhum comentário: