sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

"É MUITA COISA EM TÃO POUCO TEMPO" - MARCIO LACERDA É O MAIS BEM AVALIADO ENTRE PREFEITO DE 8 CAPITAIS BRASILEIRAS

Prefeito de Belo Horizonte é mais bem avaliado o que Paes e Kassab
POR ANA FLÁVIA GUSSEN, NO O TEMPO:

Aprovado. População de Belo Horizonte deu nota 6,6 para Marcio Lacerda, a maior das capitais

Aprovado. População de Belo Horizonte deu nota 6,6 para Marcio Lacerda, a maior das capitais

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), foi o mais bem avaliado dentre os prefeitos de oito capitais, segundo pesquisa DataFolha, divulgada ontem. Realizado entre os dias 17 e 19 de dezembro, o levantamento apontou que 54% dos moradores da capital mineira consideram a gestão de Lacerda ótima ou boa e apenas 10% a consideram ruim ou péssima. A nota média dada a Lacerda, de zero a dez, foi 6,6.

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), ficou em segundo lugar, com nota 6,5. José Fortunati (PDT), de Porto Alegre, recebeu 5,9 de nota da população, e Eduardo Paes (PMDB), prefeito do Rio de Janeiro, 5,8. Todos os quatro estão em primeiro mandato. Em quinto lugar no ranking, vem o prefeito reeleito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), com nota média de 5,4.

"A pesquisa divulgada, naturalmente, me deixa muito feliz, porque é importante saber que o nosso trabalho tem sido aprovado pela maioria da população de Belo Horizonte", declarou o prefeito Marcio Lacerda, por meio de sua assessoria.

De acordo com a nota, o levantamento favorável é resultado de uma parceria com os governos federal e estadual e com o Legislativo municipal. "A nossa responsabilidade, a partir de agora, passa a ser maior, porque queremos fazer cada vez mais e melhor na construção de uma Belo Horizonte para todos".

Trajetória. Há dois anos, Lacerda foi eleito prefeito de Belo Horizonte a partir de uma aliança inédita entre PSDB e PT. O então governador Aécio Neves se aliou ao ex-prefeito da capital Fernando Pimentel (PT) para eleger o empresário, até então desconhecido. Este é o primeiro cargo eletivo de Marcio Lacerda. Em 2004, ele foi secretário de Desenvolvimento Econômico do governo de Aécio Neves.

Lacerda venceu o adversário Leonardo Quintão (PMDB) em segundo turno e foi eleito prefeito da capital em 2008 com 59,12% dos votos válidos. Ele herdou a prefeitura de Pimentel, que contava com 90% de aprovação e, em 2005, o petista foi eleito o melhor prefeito do mundo pelo site inglês Worldmayor.

Prefeito de BH supera o de Curitiba depois de oito anos
Na penúltima pesquisa DataFolha, que mede o índice de aprovação de prefeitos de capitais, divulgada em julho de 2010, o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), ficou em primeiro lugar com uma nota média de 6,5. Na época, Ducci teve 50% de aprovação e 5% de reprovação. Já o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), havia ficado em segundo lugar, com nota média de 6,3. Nos últimos oito anos, o então prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB) encabeçou o ranking. Ele se licenciou da prefeitura neste ano para se candidatar ao governo do Paraná, e Ducci assumiu seu posto há quatro meses.
Eduardo Paes (PMDB), do Rio de Janeiro, foi rebaixado da terceira para a quarta posição em seis meses, e Gilberto Kassab (DEM), prefeito de São Paulo, caiu da quarta para a quinta posição. (AFG)

Reeleição
Aliança. Interlocutores afirmam que o PSDB e o PSB já articulam a aliança para reeleger Lacerda em 2012. Nos bastidores, o PT de Pimentel pensa em reeditar a coligação de 2008.
Postar um comentário