sexta-feira, 14 de setembro de 2007

DEM BORNHAUSEN DISCURSO LULA SANTA CATARINA MAIA BONECAS DE VENTRÍLOQUO PT

Por:GABRIELA GUERREIRO - DE BRASÍLIA

A cúpula do DEM reagiu nesta terça-feira aos ataques do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao partido. O presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), disse que Lula agiu de forma "desequilibrada" e "autoritária" ao afirmar que é preciso "extirpar" o DEM da política brasileira.
"O caminho para extirpar o adversário é na linha da Alemanha nazista. O presidente age de forma autoritária ao invés de deixar o eleitor decidir. Ele teve coragem, numa forma absurda, de sugerir isso em um momento eleitoral."
Maia disse que o DEM não pretende ingressar com ações judiciais contra Lula porque a relação com o presidente é política. "Temos certeza que esse é o caminho para a democracia. Pena que o presidente não ache isso. Veja do que é capaz um líder, mesmo com altas popularidades."
O deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) disse que a frase de Lula veio em um "bom momento" para mostrar à população brasileira os riscos da manutenção do PT no poder. "Está nascendo um déspota. Ele demonstra o viés antidemocrático do governo para o qual o Brasil está caminhando. Espero que a frase sirva de advertência para o povo brasileiro de que esse é o caminho de um partido cínico."

Líder do DEM na Câmara, o deputado Paulo Bornhausen (SC) disse em nota que Lula, para pronunciar o nome dos Bornhausen dentro de Santa Catarina, "tem que estar são e lavar a boca antes".
Filho do ex-presidente do DEM Jorge Bornhausen, o democrata classificou o discurso do presidente de "retórica nazi-facista" com a qual, segundo ele, "Lula tentou dividir o Brasil em dois países, de pobres e ricos".
No discurso, Lula afirmou que "já sabemos quem são os Bornhausen. Eles não podem vir disfarçados carneiros. Já conhecemos as histórias deles". O presidente ainda disse que o DEM é um partido que "alimenta ódio". Lula se referia a uma frase dita em 2005 por Jorge Bornhausen, durante o escândalo do mensalão. Ao falar do PT, ele comentou: "Estaremos livres dessa raça pelos próximos 30 anos".

BONECAS DE VENTRÍLOQUO
Na nota, Bornhausen chama a candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT) e a candidata petista ao governo catarinense, Ideli Salvatti, de "bonecas de ventríloquo" --as duas estavam no palanque ao lado de Lula em comício realizado na noite de ontem em Joinville.
"O catarinense devolverá suas ofensas derrotando suas candidatas e bonecas de ventríloquo. O catarinense vai, mais uma vez, confirmar porque o nosso estado é exemplo de desenvolvimento e qualidade de vida: porque aqui o PT nunca governou."

Para Maia, os ataques de Lula são consequência da liderança do senador Raimundo Colombo (DEM-SC) nas pesquisas de intenção de votos para o governo de Santa Catarina. "Ele estava em Santa Catarina, onde a figura mais emblemática é o [ex] senador Bornhausen. É uma agressão injusta para quem garantiu o equilíbrio institucional do país em 2005, no escândalo do mensalão."

Nenhum comentário: