sexta-feira, 3 de agosto de 2007

CRIAÇÃO DE SUPERUNIVERSIDADE EM MINAS, REITORES SE REUNEM PARA ASSINAREM PROTOCOLO DE INTENÇÕES, UNIVERSIDADES FEDERAIS DE Alfenas (Unifal), Itajubá (Unifei), Juiz de Fora (UFJF), Lavras (Ufla), São João del-Rei (UFSJ), Ouro Preto (Ufop) e Viçosa (UFV), SUDESTE DE MINAS, REUNIÃO EM BH, BELO HORIZONTE, O protocolo será formalizado terça-feira que vem, no câmpus da UFSJ, em Divinópilis, na Região Centro-Oeste do estado, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Educação, Fernando Haadad, e o grupo de reitores.

(data original da postagem 03/08/10)
Por Junia Oliveira - Estado de Minas
Foi dada a largada para a criação de uma das maiores universidade públicas do país. Nesta terça-feira, os sete reitores das instituições que vão compor a Superuniversidade do Sudeste de Minas Gerais, apelido dado ao consórcio de estabelecimentos federais de ensino superior, assinaram um protocolo de intenções, durante reunião em Belo Horizonte.

O documento deverá passar pelo crivo dos conselhos universitários, os quais dirão se aprovam ou não a fusão envolvendo as federais de Alfenas (Unifal), Itajubá (Unifei), Juiz de Fora (UFJF), Lavras (Ufla), São João del-Rei (UFSJ), Ouro Preto (Ufop) e Viçosa (UFV). O protocolo será formalizado terça-feira que vem, no câmpus da UFSJ, em Divinópilis, na Região Centro-Oeste do estado, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Educação, Fernando Haadad, e o grupo de reitores.

Com a formalização, o MEC vai formatar juridicamente o documento de criação do consórcio. O encontro desta terça-feira, no escritório da UFV, foi a primeira reunião de trabalho dos reitores, fora de Brasília. Eles têm prazo até 15 de outubro para apresentar ao MEC um Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) unificado – trata-se de um plano estratégico, no qual constará o quê e como fazer nos próximos cinco anos.

A expectativa é que as novidades entrem em vigor em 2011. Ainda sobram dúvidas e questionamentos sobre o modelo, inédito no país. As respostas serão dadas nos próximos meses, quando será concluída a formatação jurídica do grupo. Por enquanto, há apenas uma definição: nada mudará no próximo vestibular dessas universidades, uma vez que não haverá tempo hábil para alteração nos editais. Mas a ideia de um processo seletivo conjunto começa a ser cogitada.

Nenhum comentário: