quinta-feira, 30 de abril de 2015

ELEIÇÃO BRITÂNICA 2015: conservadores abrem 5 pontos de vantagem sobre trabalhistas em pesquisa eleitoral britânica

Conservadores abrem 5 pontos de vantagem sobre trabalhistas em pesquisa eleitoral britânica

quinta-feira, 30 de abril de 2015 10:29 BRT
 
[-Texto [+]
LONDRES (Reuters) - O governista Partido Conservador britânico abriu 5 pontos de vantagem sobre os trabalhistas em pesquisa Ipsos-MORI de intenção de voto nesta quinta-feira, o mais recente levantamento a mostrar a legenda do premiê David Cameron ganhando força a apenas sete dias da eleição.
Os conservadores e a oposição trabalhista, liderada por Ed Miliband, vinham praticamente empatados na maioria das pesquisas desde o começo do ano, mas nesta quinta-feira sete de 10 institutos que acompanham a campanha para a votação de 7 de maio colocaram os conservadores à frente.
Em pesquisa para o jornal de Londres Evening Standard, o Ipsos MORI colocou a diferença a favor dos conservadores em 5 pontos. O partido governista subiu 2 pontos, para 35 por cento de apoio, enquanto os trabalhistas caíram 5 pontos, pata 30 por cento.
Os resultados ajudaram a libra a atingir a maior cotação em quase dois meses ante o dólar.
A eleição, que pode determinar a presença britânica na União Europeia e o futuro da Escócia no Reino Unido, é a mais acirrada desde os anos 1970, uma vez que nenhum dos dois principais partidos capaz de abrir uma vantagem suficiente para governar sozinho.
As pesquisas mostram que, em vez disso, os eleitores estão apoiando partidos que antes eram apenas marginais, especialmente na Escócia, onde o Partido Nacionalista Escocês deve obter ganhos importantes, e na Inglaterra, onde os dois grandes partidos têm perdido eleitores para o Ukip, contrário à União Europeia.
(Por Kylie MacLellan e Kate Holton)

Nenhum comentário: