sexta-feira, 30 de abril de 2010

"COM O TÍTULO NA MÃO, O JOVEM TEM OPINIÃO", UM RECADO DE AÉCIO E DE SERRA PARA OS LEITORES JOVENS DO BLOG

PROIBIDA PESCA NA LAGOA PAULINO E MAIS DUAS, ESSA É UMA VITÓRIA QUE O LEITOR JUNIOR, QUE DENUNCIOU A FARRA AQUI NO BLOG PODE COMEMORAR

O amigo leitor, Junior, encaminhou ao blog um comentário denunciando a farra da pescaria na Lagoa Paulino, eu fiz post e você leu aqui. Agora acabo de saber através portal do meu amigo e ex-cliente da Sharp, Wagner Augusto, o setelagoas.com, que a partir de HOJE a prefeitura esta proíbindo a pesca na Lagoa Pulino e também nas Boa Vista e Cercadinho. Leiam a matéria do Portal:

*

Passa a valer a partir de hoje e determinação prevista pelo decreto 4.066, de 26 de abril de 2010, que prevê a proibição de atividades como a pesca, banho, lavagem de carro dentre outras, na ora das lagoas Paulino, Boa Vista e Cercadinho, por tempo indeterminado. A decisão, tomada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Procuradoria do Município, vai contra a lei da publicada na década de 1940, que libera a pesca dentro das lagoas do Município. A ação, tem como objetivo inibir a contaminação por meio da ingestão de peixes , além do contato com a água, que de acordo com pesquisas feita Faculdade Monsenhor Messias, a Unifem, está condenada ao uso público.

Para evitar que a ação nas lagoas continue, serão instaladas placas com informações sobre a proibição nas três lagoas mencionadas. Em caso de descumprimento da decisão o morador que for pego em umas das atividades mencionadas serão advertidos e poderão ser até multados. De acordo com a prefeitura, a fiscalização será feita pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado e a Polícia Ambiental . Em caso de descumprimento da lei, será feita uma advertência e em último caso a aplicação de multas. O valor das multas está sendo estudada pelos órgãos responsáveis, porém, de acordo com a Prefeitura, o mais importante neste momento é a questão da conscientização da população quanto a qualidade da água.

O funcionário da uma fábrica na cidade que preferiu não se identificar relata que sempre vai as lagoas para recolher os peixes e depois soltá-los em lugares onde eles possam se reproduzir. O homem, que no momento da entrevista estava na Lagoa do Cercadinho, revela que sabe que pescar é ilegal, mas que não pretende ver os peixes morrendo por falta de cuidado. “Se ninguém da cidade não faz nada pelos peixes a gente tem que fazer né” , admite.

CIDADE QUE O LULA ADOTOU EM 2003 E ADMINISTRADA PELO PREFEITO DO PT É A PIOR PARA SE VIVER EM MINAS, DIZ ESTADO DE MINAS

Por Luiz Ribeiro - Estado de Minas:

Lula prometeu reformar hospital de Itinga, hoje consumido pelo mato
A 635 quilômetros de Belo Horizonte, no Vale do Jequitinhonha, e com 10,6 mil habitantes, Itinga foi eleita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva um dos símbolos do programa Fome Zero, substituído pelo Programa Bolsa-Família. Mesmo assim, foi o último colocado entre os 853 municípios de Minas no Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS), divulgado quinta-feira pela Fundação João Pinheiro.

As dificuldades para o acesso à saúde e a falta de emprego e renda são os principais problemas do município. Também são verificadas carências de segurança pública e finanças municipais. A situação de Itinga não difere muito das condições de outras cidades do Vale do Jequitinhonha, que ocupam as piores posições no ranking elaborado pela FJP. Quando lançou o programa Fome Zero no município, em janeiro de 2003, logo depois de sua posse, o presidente Lula declarou que uma de suas prioridades seria o investimento na melhoria das condições de regiões pobres como o Jequitinhonha.

Leia mais aqui

UMA MENSAGEM DO AMIGO ISRAEL DO JORNAL GOTA D'AGUA

Com o amigo Israel do jornal
informativo GOTA D'AGUA e
GOTA D'AGUA BLOG
Caro amigo Leonardo Barros, o que acho de mais digno em um profissional é a humildade de reconhecer seu erro( não estou com isso dizendo que errou), nós escolhemos nossos caminhos assim tanto eu, você e outros mais que se comprometeram em trazer a tona verdades que eram escondidas ou maquiadas por certaS pessoas que tem o poder público nas mãos. Estamos cientes que não somos bem quistos por essas pessoas(também não estou afirmando que isso aconteceu entre você e a pessoa que foi citada) mas quero ser solidário com você, assim como também o farei com qualquer profissional que for maltratado ou discriminado por quem quer que seja,(desde que esteja exercendo seu trabalho com a verdade)pois estas pessoas que agem desta forma é porque têm medo que sejam descoberto e mostrado para a população a verdadeira cara dessas pessoas. Não se deixe abater nem se abale pois, essa não foi a primeira vêz e nem será a última que você, eu e outros que mostram a verdade passarão por episódio iguais a estes. Só digo uma coisa para esse pessoal, é melhor estar do nosso lado do que estar contra nós. Sucessos!!!
Publicar Recusar
(ISRAEL DO GOTA D'AGUA)
12:30

R$ 378 MIL PARA REALIZAÇÃO DE CIRURGIAS DE CATARATA PODEM SER PERDIDOS POR SETE LAGOAS

Existe um impasse entre a prefeitura e o Hospital Nossa Senhora das Graças exposto na Audiência Pública na última quarta-feria (28) na Câmara Municipal que pode levar a perda de R$ 378 mil disponíveis para cirurgias de Catarata em Sete Lagoas. Trinta de junho é o prazo final para o recurso ser utilizado ou devolvido. A dificuldade é porque o Hospital recusa-se a executar as operações se prefeitura não entregar os "pacientes prontos" para operar - leia-se sem o pré e pós cirurgia contratados por ela. A alternativa seria a contratação de outro prestador de serviços via licitação, mas o tempo não é suficiente para a realização do processo de contratação pública.

A atitude do Hospital e falta de atitude do poder público local são reveladores. O Hospital que tem o título entidade filantropica e é beneficiado, por isso, com farta isenção fiscal expõe seu mercenarismo. Ou onde está a sua contribuição filantropica que nem viria de graça, mas via SUS para ralização destes procedimentos pré e pós cirurgias? Onde está o parceiro de Sete Lagoas? Cadê retribuição mínima à farta generosidade com que tem sido tratado pelo Governo Maroca? E a prefeitura por que não agiu antes procurando outra solução em tempo hábil? Não agiu porque coloca a proteção ao Hospital na frente da proteção a população. Só agora vemos por iniciativa pessoal do novo secretário, Jorge Correia Neto, uma nova atitude com esse Hospital.

Lula dá sinal verde para PT intervir em Minas


Por Vera Rosa, Denise Madueño - O Estado de S.Paulo
BRASÍLIA
Disposto a obrigar o PT a apoiar a candidatura do senador Hélio Costa (PMDB) ao governo de Minas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu sinal verde para o Diretório Nacional petista intervir na seção mineira, caso o partido não saia pacificado da prévia marcada para o próximo domingo.

Lula está convencido de que Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à sua sucessão, precisa não apenas do apoio do PMDB como de palanque único em Minas para chegar ao Planalto. Trata-se do segundo colégio eleitoral do País, depois de São Paulo, administrado pelo PSDB.

Há, porém, uma crise à vista: a disputa no PT de Minas envolve justamente o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel ? um dos coordenadores da campanha de Dilma ?, e o ex-ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, que comandou o Bolsa-Família. Ao que tudo indica, quem ganhar não vai levar e pode, no máximo, ser candidato ao Senado ou a vice na chapa liderada por Costa.

O potencial de desgaste desse confronto foi tratado ontem em duas reuniões reservadas. Em uma delas, um café da manhã na casa de Marco Maia (RS), vice-presidente da Câmara, deputados que integram a corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), majoritária no PT, cobraram do presidente do partido, José Eduardo Dutra, uma posição mais firme como porta-voz da equipe de Dilma.

Amigo da candidata desde os tempos da juventude, Pimentel é alvo de fogo amigo no PT. Em conversas reservadas, dirigentes do partido avaliam que ele "posa de coordenador" e debitam na sua conta a responsabilidade pela falta de eixo na primeira etapa da campanha, quando Dilma tropeçou nas palavras e cumpriu agenda sem densidade política, ficando "refém" do adversário José Serra (PSDB). Mais

quinta-feira, 29 de abril de 2010

EU QUERIA ATENÇÃO DE UM AMIGO. OU: SIM, EU ERREI

Leitor quero falar com você da minha participação voluntária na vida política de Sete Lagoas nestes quatro anos: 2007 à 2010, e reconhecer um erro meu com Renato Gomes (PV). Começo pelo começo. Neste tempo – 4 anos - eu participei de quase todas as reuniões ordinárias da Câmara Municipal de Sete Lagoas e quase todas as reuniões extraordinárias da Casa. Também fui a todas as regiões e em quase todos os bairros do município conferir problemas de perto e discutir com os moradores soluções reais para aquelas demandas. Ainda participei das mais diversas manifestações ou discussões públicas que aconteceram em Sete Lagoas, aqui não estou falando de nada governamental que envolva a Câmara ou a Prefeitura, mas de acontecimentos empresariais, comunitários... Enfim, dediquei esse período exclusivamente a conhecer, analisar, construir soluções reais e trabalhar para implementá-las.

Não quero ser imprensa
Vocês conhecem um pouco dessa trajetória, sobretudo, a partir de quando comecei a escrever esse blog, 21 de fevereiro de 2008, dois meses depois de tê-lo criado - dezembro de 2007. O fiz inspirado no sucesso de No Prelo, espelhado no modelo do jornalista que eu mais admiro no país, Reinaldo Azevedo e motivado a fazer um trabalho que desmistificasse certas vigarices trapaceiras e também queria despertar Sete Lagoas a se ver melhor: oportunidades e problemas; forças e fraquezas. Mas o que eu pretendia e pretendo não era ser um veículo de comunicação em si, até porque eu acho que esse papel tem que ser cumprido pela imprensa: Sete Dias, Jornal Tribuna, Rede Padrão de jornalismo, Boca do Povo, Jornal Notícia, O Hoje Cidade, Sete Lagoas.com, Portal Sete Lagoas, Primeira Linha, ETV, TV Sete Lagoas, o jornal da Silvana Emeric... Se aconteceu de o blog cumprir o papel de imprensa que faz jornalismo, foi pela ausência da imprensa nesse papel que é seu. E aqui vale registrar que se a imprensa não cumpre, em Sete Lagoas, seu dever o culpado principal não é ela, mas o poder que sempre cooptou-lhe ou perseguiu-a, prestigiando quem aceita se alinhar e desprestigiando os não alinhados. Sim, eu sei que existe aqueles veículos ligados a grupos políticos ou os não vocacionados mesmos para a tarefa; falo dos outros.

Eu não sou o blog, mas ele sou eu
Bem, creio que para uma imprensa melhor localmente é preciso um poder em Sete Lagoas que tenha a dimensão da importância de uma imprensa livre, atuante e independente. Mas o assunto deste texto não é a imprensa ou este blog, sim a participação que tenho na vida dessa cidade. E é isso uma das coisas que eu quero que as pessoas entendam este blog é só uma ferramenta, eu não sou o Blog, eu sou o cidadão que tomou parte na vida da comunidade. E por que eu estou dizendo isso? Porque é assim. Eu sou eu não sou um blog, ainda que o blog seja eu me expressando. Deu para entender? Mas aonde eu quero chegar? Vamos lá.

Explico com um episódio que ocorreu comigo na Câmara de Sete Lagoas nesta quarta-feira. Fui para participar da audiência pública convocada pelo vereador Renato Gomes (PV), que tratou da relação do município com o Hospital Nossa Senhora das Graças - uma produtiva audiência pública, que até o final de semana trato aqui. Bem, lá presente registrei para mim as ideias, dados, debates, a visão de um de outro e adicionalmente também tirei fotos, fiz o papel da imprensa. Lá não tinha nenhum veículo. Mas reitero realizei esse papel sem querer esse papel, meu interesse mesmo é participar como cidadão político das soluções com disse acima. A cobertura que faço nestes lugares é mais para prestigiar as pessoas, os acontecimentos de forma, que na ausência da imprensa, que tem acontecido muito dos veículos aquele momento possa ser "visto". Mas para o que eu quero fazer pela sociedade não preciso, ou não precisaria fazer essa cobertura "jornalística" se quem tem o dever fizesse. Em frente já chego ao ponto.

O que aconteceu é que durante todo tempo assisti ao vereador Renato Gomes cumprimentando as pessoas presentes lá enquanto a reunião transcorria ele registrava as diversas presenças ali. "Ah, já entendi então você estava lá Leonardo e ele o ignorou solenemente, enquanto registra a PRESENÇA dos demais." "Bem feito seu palhaço oferecido!!!" "O seu baixinho otário vai se danar e bem longe daqui, Sete Lagoas não quer saber de você não". É o mínimo que os adversários estão dizendo se eu como está parecendo fui ignorado, não é mesmo? Mas foi o que aconteceu? Foi. E eu fiquei mesmo triste em não ter o nome citado como cidadão ali entre os presentes? Sim ou Não? SIM!

Ah, você então quer reconhecimento? Ora, claro, todos nós gostamos de ser reconhecidos, sentirmos gratificados por algo verdadeiramente de valor que fazemos. Ou diga que não? E por mais que algumas pessoas me neguem, me odem, elas sabem, ainda que não reconheçam, que eu tenho contribuição relevante dada nestes 4 anos, seja, por exemplo, uma ideia entre tantas como a proposta da macrorregião que viabilizou a ideia do Hospital Regional que era da Câmara, seja a reflexão que busco fazer e expressar neste blog e contribui para influenciar o debate e o encaminhamento das coisas em Sete Lagoas. Então, imagine fazer isso ininterruptamente durante esses quatro anos, sofrendo toda sorte de privação econômica que essa escolha exige? O reconhecimento e obstinação são as únicas formas de sustentação pessoal de atuação.

Portanto, claro que eu esperava do Renato na reunião um pequeno, mas valioso gesto de reconhecimento público. E talvez eu esperasse do Renato essa atitude, porque tenho com ele um vínculo de amizade bem anterior ao seu mandato. Isso pode explicar a minha atitude com ele na Câmara nesta quarta-feira.

Deselegância
Eu fui deselegante, grosseiro mesmo com ele. Cobrei-lhe o gesto de reconhecimento da minha presença na Audiência Pública quando foi na minha vez de falar. Disse-lhe: "será que é por que eu participo de todas as reuniões ordinárias e extraordinárias que você não registrou a minha presença aqui. Você não conseguiu ser líder do prefeito por causa da sua inabilidade política", encerrei atacando-0. Caio Dutra e Reginaldo Tristeza reagiram na hora e defenderam o colega de forma corretíssima. Caio disse que de maneira nenhuma ira admitir que um parlamentar ali fosse desrespeitado. Reginaldo Tristeza recomendou ao Renato que presidia a seção que cortasse o microfone. Caio voltou a interferir recomendando que eu me desculpasse com Renato. Na hora recusei-me desculpar (o fiz depois com ele). Devolvi o microfone e voltei para onde eu estava sentado. Renato comentou que todos já tinham notado a minha presença porque eu tinha "invadido o espaço", ele referia-se aos momentos em que aproximei das transparências para tirar fotos.

Sim, eu errei! Deveria ter ignorado o fato de ter sido ignorado pelo presidente da seção, afinal, para ele eu até tinha "invadido" um determinado espaço. Mas sinceramente eu gostaria muito que o meu amigo Renato, muito mais que o parlamentar, tivesse registrado a minha presença. Esse gesto seu teria me sido muito importante, mas reconheço eu não tinha o direito de ser deselegante com ele.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

ESTÃO COM DENGUE


O deputado estadual Doutor Viana do Democratas e o vereador Renato Gomes de Sete Lagoas do partido verde. A propósito Renato merece os parabéns, mesmo doente esteve presente o tempo todo na reunião da Câmara, nesta terça-feira, já o seu colega parlamentar do PT, Celso Paiva, mandou informar que fez uma cirurgia odontológica e deixou a cadeira vazia.

DILMA VEM A MINAS ESCONDIDA GRAVAR PROGRAMA E BRIGA COM EQUIPE DE REPORTAGEM DO JORNAL ESTADO DE MINAS


Por PAULO PEIXOTO, da Agência Folha, em Belo Horizonte:

A pré-candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, foi no final da tarde de ontem a um assentamento de trabalhadores rurais na cidade de Brumadinho (região metropolitana de Belo Horizonte) participar de gravação para programa partidário do PT que irá ao ar mês que vem.

Dilma, que se deslocou de helicóptero até Brumadinho, usando como base o museu Inhotim, de arte contemporânea, permaneceu cerca de 40 minutos no acampamento Pastourinhas.

Ela fez perguntas aos pequenos produtores sobre produção e comercialização dos vegetais.
As informações são do jornal "Estado de Minas", que noticia na sua edição de hoje que descobriu a agenda da ministra em Minas e foi até o local, o que irritou a ex-ministra do governo Lula.

Diz o jornal: "O mau humor contaminou toda a produção do programa, que evitou passar qualquer informação para o repórter, e também aos moradores do assentamento".

Os agricultores questionaram a entrada da reportagem no assentamento e, segundo o jornal, impediram por cinco minutos que o carro deixasse o local. O diário informou que na estrada do assentamento o acesso é livre e que não existe nem sequer uma porteira para bloquear a circulação.

Serra quer Ministério da Segurança Pública, Dilma quer soltar 80.000 bandidos

A matéria do blog Coturno Noturno faz uma sintentização que permite diferenciar bem Serra de Dilma. Vejam:

As propostas começam a ficar mais claras. Segurança pública, por exemplo. Enquanto José Serra(PSDB) vai criar um ministério para cuidar especificamente do tema, Dilma Rousseff(PT) quer botar a "pulseirinha do crime" no pé de 80.000 bandidos, que serão soltos aos finais de semana para, muitas vezes, assaltar, roubar, matar. Qualquer eleitor brasileiro sabe que a polícia tem pouquíssimas condições de prender bandido solto, com mandato expedido, foragido, quanto mais cuidar de marginal em liberdade, com "pulseirinha do crime" no tornozelo. Na hora de votar, mais uma análise a fazer: mais polícia para prender bandido é a proposta de José Serra, menos polícia e bandido solto é a proposta de Dilma Rousseff.

KÁTIA ABREU É "O CARA" PARA VICE DE JOSÉ SERRA

(data original da postagem 18 de abril de 2010, às 21:01)
"Kátia Abreu não tem voto", argumentaram alguns colegas apressadamente quando disse que ela seria a melhor vice para Serra, caso Aécio Neves seja descartado. Mas eu argumentei "Kátia agrega valor. E valor é voto." Vamos aos detalhes.

Vista à distância Kátia Abreu é uma mulher forte, guerreira, que enfrentou sem medo o patrulhamento esquerdista e tornou-se a mais admirada e respeitada liderança política em defesa do cumprimento das leis e do estado de direito no país. Kátia conquistou o respeito da sociedade brasileira ao defender inicialmente o segmento ruralista produtivo com destemor de uma mãe que luta para proteger a sua cria. Eu e muita gente nos tornamos seus fãs por encontrarmos nela o que faltou em muito marmanjo da oposição: a dignidade para fazer política, enfrentando o popular governo Lula, em seu auge.

O que vemos de longe é o que o seu amigo Reinaldo Azevedo celebrizou no título de um artigo que escreveu sobre a atuação dela: "Kátia Abreu é homem mais corajoso da oposição." Mas e de pertinho, quem é Kátia Abreu? Uma mulher vibrante, bonita, brincalhona, interessada nas pessoas, carismática. Quando eu cheguei próximo dela no lançamento da candidatura de Serra e a vi, supreso, assoviar com os dedos na boca toda entusiasmada, numa alegria contagiante não tive dúvidas, disse-lhe: "Katia você é uma moleca". Ela sorriu, então, eu lhe pedi para fazer de novo para eu tirar uma foto. Ela fez.

Bem, é essa soma da conhecida mulher forte e guerreira com a militante-entusiasmada - lado pessoal seu ainda desconhecido do grande público - que pode fazer o Brasil se encantar e agregar o valor adicional que José Serra precisa para levar a eleição... no primeiro turno. Quando começei a conversar com ela, lhe disse que eu era seu fã "Kátia, eu sou seu fã", a mesma e coincidente expressão eu ouvi da jovem pessedebista de perfil centro-direita Stefânia Akel, quando lhe contei sobre o encontro com Kátia Abreu. Ela disse :"Eu sou fã dela."

O perfil da senadora pode contribuir para a performace especialmente entre dois grupos de eleitores, as pessoas de centro de direita e os homens. "Ah, mas o pessoal de centro direita já vai votar em Serra mesmo." É verdade, mas se eles votarem e fizerem campanha é melhor ainda e a senadora pode despertar muito mais o entusiasmo dessa gente. O outro grupo são os homens onde nas pesquisas, Serra está na frente, mas tem um desempenho bem inferior ao que consegue junto às mulheres.

Mais: haverá uma natural comparação dela com a carrasca do PT. E isso é muito bom, porque a vantagem é toda dela: carismática, cheia de graça, já disputou e venceu eleições, demonstra interesse genuíno pelas pessoas, é forte, mas delicada. E a competidora Dilma? É feia, horrorosa mesmo, dura e cheia de brutalidade - desajeitada, nunca disputou eleição, trata as pessoas a chutes e pontas pés, grosseria em público e em privado é o seu negócio. Kátia sendo tudo que é, complementa bem a candidatura de José Serra tornando-o mais palatável e humano, para quem não conseguiu perceber, ainda, o grande sujeito que está atrás do homem sereno.

Aqui eu com a admirável senadora Kátia Abreu, numa foto
feita pelo nobre senador Demostenes Torres também do DEM
E além de somar esses valores a candidatura de José Serra, ela tem conteúdo, conhece o PT e sabe agir para desmascarar as vigarices petralhas. Ela é "o cara"! Aliás, no momento do discurso de FHC comentei com ela: "como é que eles iriam deixar ele de fora dos discursos?" Ela respondeu: "eles não sabem defendê-lo". Bem, essa é outra contribuição que Kátia pode dar: defender, com coragem, o que foi feito pelo PSDB, inspirado pelas ideias liberais do seu ex-PFL. Enfim, Kátia Abreu pode ser a vice ideal!


PS.: A luminosidade do
ambiente era baixa, por isso, que as fotos tiradas do celular perderam qualidade.

ÊNIO EDUARDO DO PT APOSTA NA “VANGUARDA” DE MINAS OU NO PRECONCEITO HOMOSSEXUAL?

(data original 26 de abril de 2010, às 02:46)
Segundo Ênio Eduardo do PT, Minas está na vanguarda da política nacional, por quê? Porque segundo ele pela primeira vez Minas pode eleger um governador "homossexual". O petista introduz na campanha o tema da opção sexual de um dos candidatos como "um avanço do ponto de vista político". Candidato que ele não diz quem é. Bacana sua abordagem? Elogiosa, não é mesmo? Vejam o que ele diz:

(...) pode-se afirmar que está ocorrendo um avanço do ponto de vista político. É a primeira vez na história de Minas Gerais que há um candidato homossexual com reais chances de vencer a eleição. Este fato mostra como Minas está na vanguarda da política nacional.

Vale a pena destacar: a introdução do assunto acontece de forma positiva, descolada, mostrando, segundo ele, que é a "primeira vez na história" do estado que um homossexual candidato pode vencer a eleição. Ah, e esse fato colocaria Minas na vanguarda da política nacional. Que beleza, então, não é mesmo?

Beleza uma ova! Isso é o chamado "beijo da morte". Ora, quem pode dizer que há no que ele fala um incentivo a homofobia, ao preconceito contra um suposto homossexual candidato. Não há, ao contrário o componente sexual da vida pessoal de um dos candidatos é trazida para o debate numa perspectiva até de avanço, não é mesmo? Mas é colocado, e esse é o objetivo explicito. Imagina se ele fizesse como a sua colega Marta Suplicy que na campanha para prefeito, que forma insidiosa e contradizendo seu liberalismo sexual questionou a sexualidade do adversário de campanha, o prefeito Gilberto Kassab (DEM), para quem foi derrotada.

Mas quê. O petista Ênio faz as coisas de forma sutil e de uma forma até a "louvar" o vanguardismo mineiro, assim, ele se resguarda de uma acusação de homofobia, que nesse caso da mesma forma que ele respondeu Fernando Cabrera "se o Senhor se identificou com o que eu afirmei o problema não é meu". Viram, nesse caso ele só teria trazido o tema de foro íntimo para o debate político público e o preconceito se existir é dos outros. Como é inteligente o petista, não é? Toda via quem sabe ele não está é apostando mesmo no vanguardismo, como direi?, sexual dos mineiros para eleger um petista.

Explico. Como ele é um petista histórico e conhece bem seus correligionários candidatos governo de Minas - Fernando Pimentel e Patrus Ananias -, quem sabe ele não está apostando que pela "primeira vez na história de Minas Gerais um candidato homossexual vença as eleições. Eu, não sei, como ele não deu o nome do homossexual na disputa de Minas, a gente fica especulando que seja um dos mais ligados a ele, Ênio. Afinal se ele afirma é porque tem certeza que existe um gay na parada.

E aí leitor? A aposta é na homofobia evitando ser tão direto quanto a campanheira Marta Suplicy que questionou na época se Kassab se ele "É casado? Tem filhos?" Ou, é satisfação porque Minas é um estado, segundo o petista Ênio, na vanguarda política porque pode eleger um "homossexual".

Repare. Se o homossexual que ele sabe existir for um aliado seu é uma aposta no vanguardismo, se for um adversário é uma aposta no preconceito dos outros, claro. Portanto, tudo muito bem feito de forma cínica e dissimulado ou não. Ah, sim, mas eu acredito que Ênio Eduardo seja homem o suficiente para nos revelar, já que ele sabe, quem é homossexual candidato ao governo do estado, não é mesmo?

FUNCIONÁRIOS DO SAAE CONSEGUEM APROVAÇÃO DO MERECIDO VALE ALIMENTAÇÃO; INFELIZMENTE O BENEFÍCIO NÃO É PARA TODOS OS SERVIDORES

Ontem figuei muito contente com a aprovação do Benefício para os funcionários do SAAE - do Vale Alimentação de R$ 80,oo . E tive este prazer não porque apoio-os desde o ano passado. O que é bacana é poder colaborar para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador, uma causa cívica, que transcende a questão de categoria profissional, a natureza do trabalho e o fato de ser um funcionário público. Afinal pessoas valorizadas e motivadas é um dos pilares de uma economia forte e humanamente saudável.

Essa consciência, creio, ser suficiente para explicar a participação que tenho na busca da valorização profissional, mas existe um outro fator quando se trata de servidores de Sete Lagoas, e esse é mais específico e simples. Eu moro aqui e sonho com uma cidade campeã em qualidade de vida (a capital da qualidade de vida), portanto, quando me engajo numa campanha de valorização direta ou indireta (caso deste Vale Alimentação do SAAE) tenho como norte a melhoria também da cidade.

Portanto, isso explica o paradoxo de eu ser favorável a vinda da Copasa e agir em parceria com os funcionários do SAAE para atender a seus interesses legítimos de melhoria de condição de vida e de trabalho. Aliás, um dos fatos que me faz favorável a estatal mineira é justamente a boa condição, a profissionalização e o preparo dos seus trabalhadores. Dessa maneira melhorar o nível profissional dos funcionários do SAAE é um passo para aproximar o nível dos serviços locais ao da companhia estadual. Sim, a justificativa para a vinda da Copasa para Sete Lagoas vai além da qualificação dos serviços, mas isso é assunto longo e para um outro post. Por enquanto, explico o fato de buscar um SAAE melhor.

Mas para melhorar mesmo, por exemplo, a condição dos servidores de públicos de Sete Lagoas em geral e termos melhores serviços. A equação passa também pela reestruturação administrativa, o combate ao favoritismo, a corrupção e tudo que subtrai recursos do município. Não basta o prefeito dizer que não pode dar um aumento maior ou o servidor cobrar um aumento maior se não houver um pacto da cidade que permita fazer uma reforma estrutural e da decência administrativa. É isso que nós temos que construir como sociedade para fazer Sete Lagoas ganhar um rumo virtuoso, gastando menos com a maquina é mais com investimento na cidade.

Vejam a situação precária dos funcionários da Educação municipal, eles ganham realmente pouco, não têm um plano de carreira e muito menos estão num município que tem um projeto Educacional estruturado. Ao contrário eles não tem nem mesmo um lugar adequado para dar aulas para seus alunos. Cadê as escolas Maroca? Será que não dá para construir pelo menos uma este ano? Bem, já encerrando fico pensando como deve ser constrangedor para os funcionários do SAAE, que tem sensibilidade ver seus primos educadores em condições tão pior que a deles. Ao mesmo que eles estão felizes com o benefício adicional merecido que conquistaram, veem que quem vai educar seus filhos numa condição profissional tão precária. É triste, por isso, precisamos de um pacto porque estamos todos numa mesma canoa e todos tem de estar em condições remá-la para frente nessa lagoa de oportunidades e de desafios.








terça-feira, 27 de abril de 2010

AMANHÃ DE MANHÃ

Um texto especial sobre a vitória na conquista do vale alimentação para os funcionários do SAAE e as fotos que tirei do pessoal.

LEITORA DISCORDA DE MIM E DIZ QUE CAIO FOI MELHOR NO DEBATE COM MARCELO HOJE NA CÂMARA DE SL


leo estive lá, acho que voce pegou pesado com o caio. pois, o que eu ouvi foi um discurso politico do marcelo e um discurso técnico do caio. e entre os dois existe um precipicio de conhecimento do caio em relacao ao marcelo. e olhaa que nao gosto do caio.
Publicar Recusar
(Anônimo)
21:37
PS.: O duelo está abaixo.

CAIO DUTRA (PMDB) X MARCELO DA COOPERSELTTA (PMN): NO DUELO POLÍTICO CAIO TOMOU UM CORO

Caio Dutra e Marcelo da Cooperseltta






ISSO É ESQUERDOPATIA: "CAMPANHA DE DILMA CONVOCA OS JOVENS NA INTERNET EM NOME DESTE HERÓI. PAIS, PROTEJAM SEUS FILHOS!"

O PT decidiu usar a imagem do assassino Che Guevara para, segundo consta, atrair os jovens eleitores para a campanha de Dilma Rousseff. O Porco Fedorento é apresentado como sinônimo de idealismo. Então tá bom…

Che, evidentemente, é co-responsável pelos milhares de mortes da “revolução” cubana: 17 mil execuções e mais de 80 mil tentando fugir da ilha. Mas Há aqueles que ele matou pessoalmente, puxando mesmo o gatilho, e também os que foram executados sob a sua ordem direta.

Che, o herói da campanha petista, gostava de matar.



Na primeira foto, o capitão Garcia Olayón é fuzilado em Santa Clara, sob o comando de Che Guevara (ver lista abaixo). Depois, um dos comandados do Porco Fedorento, René Rodriguez Cruz, arremata a obra com tiro na cabeça da vítima. Reparem no ar de compenetrado progressismo do assassino


O Porco Fedorento sabia ainda ser um poeta da morte. A campanha de Dilma Rousseff está convidando os jovens brasileiros a participar dessa metafísica moral! Leiam:

“Acabei com o problema dando-lhe um tiro com uma pistola calibre 32 no lado direito do crânio, com o orifício de saída no (lobo) temporal direito. Ele arquejou um pouco e estava morto. Ao tratar de retirar seus pertences, não consegui soltar o relógio”

É trecho do diário de Che!
Que estilo!
Que graça narrativa!
Que assassinato ético!
Que execução pudorosa!
Séculos de humanismo resumidos num único tiro!
Que sensibilidade!
Quanta graça para “acabar com um problema”!
Um verdadeiro herói!
E ainda roubava o morto!!!
Que precisão técnica tinha o quase-médico ao descrever a trajetória da bala que ele mesmo fizera perfurar o crânio do outro!
A vítima “arquejou um pouco”. O porco só conseguia tratar homens como porcos.

Abaixo, segue a lista das suas vítimas, com a data (mês, dia e ano) da execução. Ao longo de 10 meses à frente da Forteleza de la Cabaña (ver abaixo), Che mandou fuzilar 179 pessoas — média de quase 18 por mês. Era um sangue-dependente! Eis o herói que o PT vende para a juventude! Protejam seus filhos!

A LISTA DOS MORTOS COM ENVOLVIMENTO DIRETO DE GUEVERA
Executados pessoalmente por Che em Sierra Maestra entre 1957 e 1958:
1. Aristio - 10-57
2. Manuel Capitán - 1957
3. Juan Chang - 9-57
4. “Bisco” Echevarría Martínez - 8-57
5. Eutimio Guerra - 2-18-57
6. Dionisio Lebrigio - 9-57
7. Juan Lebrigio - 9-57
8. El ” Negro ” Napoles- 2-18-57
9. “Chicho ” Osorio - 1-17-57
10. Um professor não identificado (“El Maestro”) - 9-57
11-12. Dois irmãos considerados espiões -9-57
13-14 Dois camponeses não-identificados -4-57

Executados pessoalmente por Che ou sob suas ordens durante seu breve comando em Santa Clara (entre os dias 1º e 3 de Janeiro de 1959)
1. Ramón Alba - 1-3-59**
2. José Barroso- 1-59
3. Joaquín Casillas Lumpuy - 1-2-59**
4. Félix Cruz - 1-1-59
5. Alejandro García Olayón - 1-31-59**
6. Héctor Mirabal - 1-59
7. J. Mirabal- 1-59
8. Felix Montano - 1-59
9. Cornelio Rojas - 1-7-59**
10. Vilalla - 1-59
11. Domingo Alvarez Martínez 1-4-59**
12. Cano del Prieto -1-7-59**
13. José Fernández Martínez-1-2-59
14. José Grizel Segura-1-7-59** ( Manacas)
15. Arturo Pérez Pérez-1-24-59**
16. Ricardo Rodríguez Pérez-1-11-59**
17. Francisco Rosell -1-11-59
18. Ignacio Rosell Leyva -1-11-59
19. Antonio Ruíz Beltrán -1-11-59
20. Ramón Santos García-1-12-59
21. Pedro SocarrásS-1-12-59**
22. Manuel Valdés – 1-59
23. Tace José Veláquez -12-59**
**Che ordenou a pena de morte antes de deixar Santa Clara

Execuções documentadas na prisão Fortaleza de la Cabaña, sob o comando de Che, entre 3 de Janeiro e 26 de novembro de 1959
1. Vilau Abreu - 7-3-59
2. Humberto Aguiar - 1959
3. Garmán Aguirre - 1959
4. Pelayo Alayón - 2-59
5. José Luis Alfaro Sierra - 7-1-59
6. Pedro Alfaro - 7-25-59
7. Mriano Alonso - 7-1-59
8. José Alvaro - 3-1-59
9. Alvaro Anguieira Suárez – 1-4-59
10. Aniella - 1959
11. Mario Ares Polo- 1-2-59
12. José Ramón Bacallao - 12-23-59**
13. Severino Barrios - 12-9-59**
14. Eugenio Bécquer - 9-29-59
15. Francisco Bécquer - 7-2-59
16. Ramón Biscet– 7-5-59
17. Roberto Calzadilla - 1959
18. Eufemio Cano - 4-59
19. Juan Capote Fiallo - 5-1-59
20. Antonio Carralero - 2-4-59
21. Gertrudis Castellanos - 5-7-59
22. José Castaño Quevedo - 3-6-59.
23. Raúl Castaño - 5-30-59
24. Eufemio Chala - 12-16-59**
25. José Chamace - 10-15-59
26. José Chamizo - 3-59
27. Raúl Clausell - 1-28-59
28. Angel Clausell - 1-18-59
29. Demetrio Clausell - 1-2-59
30. José Clausell-1-29-59
31. Eloy Contreras- 1-18-59
32. Alberto Corbo - 12-7-59**
33. Emilio Cruz Pérez - 12-7-59**
34. Orestes Cruz – 1959
35. Adalberto Cuevas – 7-2-59**
36. Cuni - 1959
37. Antonio de Beche - 1-5-59
38. Mateo Delgado-12-4-59
39. Armando Delgado - 1-29-59
40. Ramón Despaigne - 1959
41. José Díaz Cabezas 7-30-59
42. Fidel Díaz Marquina – 4-9-59
43. Antonio Duarte - 7-2-59
44. Ramón Fernández Ojeda - 5-29-59
45. Rudy Fernández - 7-30-59
46. Ferrán Alfonso - 1-12-59
47. Salvador Ferrero - 6-29-59
48. Victor Figueredo - 1-59
49. Eduardo Forte - 3-20-59
50. Ugarde Galán - 1959
51. Rafael García Muñiz - 1-20-59
52. Adalberto García 6-6-59
53. Alberto García - 6-6-59
54. Jacinto García - 9-8-59
55. Evelio Gaspar - 12-4-59**
56. Armada Gil y Diez y Diez Cabezas- 12-4-59**
57. José González Malagón - 7-2-59
58. Evaristo Benerio González - 11-14-59
59. Ezequiel González-59
60. Secundino González - 1959
61. Ricardo Luis Grao – 2-3-59
62. Ricardo José Grau - 7-59
63. Oscar Guerra – 3-9-59
64. Julián Hernádez -2-9-59
65. Francisco Hernández Leyva – 4-15-59
66. Antonio Hernández - 2-14-59
67. Gerardo Hernández - 7-26-59
68. Olegario Hernández - 4-23-59
69. Secundino Hernández - 1-59
70. Rodolfo Hernández Falcón – 1-9-59
71. Raúl Herrera -2-18-59
72. Jesús Insua-7-30-59
73. Enrique Izquierdo- 7-3– 59
74. Silvino Junco – 11-15-59
75. Enrique La Rosa- 1959
76. Bonifacio Lasaparla- 1959
77. Jesús Lazo Otaño -1959
78. Ariel Lima Lago – 8-1-59- (Menor)
79. René López Vidal -7-3-59
80. Armando Mas – 2-17-59
81. Ornelio Mata- 1-30-59
82. Evelio Mata Rodriguez- 2-8-59
83. Elpidio Mederos -1-9-59
84. José Medina -5-17-59
85. José Mesa 7-23-59
86. Fidel Mesquía Díaz 7-11-59
87. Juan Manuel Milián - 1959
88. Jose Milián Pérez – 4-3-59
89. Francisco Mirabal – 5-29-59
90. Luis Mirabal - 1959
91. Ernesto Morales - 1959
92. Pedro Morejón – 3-59
93. Carlos Muñoz M.D.- 1959
94. César Nicolardes Rojas- 1-7-59
95. Víctor Nicolardes Rojas- 1-7-59
96. José Nuñez – 3-59
97. Viterbo O’Reilly – 2-27-59
98. Félix Oviedo – 7-21-59
99. Manuel Paneque – 8-16-59
100. Pedro Pedroso – 12-1-59**
101. Diego Pérez Cuesta - 1959
102. Juan Pérez Hernández – 5-29-59
103. Diego Pérez Crela - 4-3-59
104. José Pozo – 1-59
105. Emilio Puebla – 4-30-59
106. Alfredo Pupo – 5-29-59
107. Secundino Ramírez – 4-2-59
108. Ramón Ramos - 4-23-59
109. Pablo Ravelo Jr. – 9-15-59
110. Rubén Rey Alberola – 2-27-59
111. Mario Risquelme – 1-29-59
112. Fernando Rivera – 10-8-59
113. Pablo Rivero- 5-59
114. Manuel Rodríguez – 3-1-59
115. Marcos Rodríguez -7-31-59
116. Nemesio Rodríguez – 7-30-59
117. Pablo Rodriguez – 10-1-59
118. Ricardo Rodriguez – 5-29-59
119. Olegario Rodriguez Fernández-4-23-59
120. José Saldara – 11-9-59
121. Pedro Santana – 2-59
122. Sergio Sierra – 1-9-59
123. Juan Silva – 8-59
124. Fausto Silva – 1-29-59
125. Elpidio Soler- 11-8-59
126. Jseús Sosa Blanco – 2-8-59
127. Renato Sosa- 6-28-59
128. Sergio Sosa – 8-20-59
129. Pedro Soto – 3-20-59
130. Oscar Suárez – 4-30-59
131. Rafael Tarrago – 2-18-59
132. Teodoro Tellez Cisneros- 1-3-59
133. Francisco Tellez-1-3-59
134. José Tin- 1-12-59
135. Francisco Travieso -1959
136. Leonrardo Trujillo – 2-27-59
137. Trujillo - 1959
138. Lupe Valdéz Barbosa – 3-22-59
139. Marcelino Valdéz – 7-21-59
140. Antonio Valentín – 3-22-59
141. Manuel Vázquez-3-22-59
142. Sergio Vázquez-5-29-59
143. Verdecia - 1959
144. Dámaso Zayas -7-23-59
145. José Alvarado -4-22-59
146. Leonoardo Baró- 1-12-59
147. Raúl Concepción Lima - 1959
148. Eladio Caro – 1-4-59
149. Carpintor - 1959
150. Carlos Corvo Martíenz - 1959
151. Juan Guillermo Cossío - 1959
152. Corporal Ortega – 7-11-59
153. Juan Manuel Prieto - 1959
154. Antonio Valdéz Mena – 5-11-59
155. Esteban Lastra – 1-59
156. Juan Felipe Cruz Serafín-6-59**
157. Bonifacio Grasso – 7-59
158. Feliciano Almenares – 12-8-59
159. Antonio Blanco Navarro – 12-10-59**
160. Albeto Carola – 6-5-59
161. Evaristo Guerra- 2-8-59
162. Cristobal Martínez – 1-16-59
163. Pedro Rodríguez – 1-10-59
164. Francisco Trujillo- 2-18-59
** Che ordenou a execução, mas ela se efetivou depois que ele havia deixado o comando
O New York Times da época noticiou outras 15 execuções, mas se desconhecem os nomes das vítimas.

Por Reinaldo Azevedo.

A PROVA DO SALÁRIO DE MARAJÁ NA EDUCAÇÃO DE SETE LAGOAS

Depois da informação oficial dada na Câmara de Sete Lagoas pela presidente do sindicato UNSP sobre a existência em Sete Lagoas de salário de marajá na Educação - além de outros por aí já bem identificados -, fui atrás da prova. Estou com ela em mãos. A imagem acima é parte do documento que está comigo, e prova o salário de mais de R$ 7 mil para uma servidora da Educação municipal, que apesar de não ser de uma faxineira com disse Mazinha na Tribuna da Câmara é de uma professora "P1!". Ah, sim: antes que me perguntem se tenho o nome da pessoa, respondo que sim. Agora estou preservando o anonimato dessa pessoa para evitar antecipação que pode provocar injustiça, caso, por exemplo, seja um pagamento excepcionalissimo, segundo uma pessoa da área disse que pode ser, ainda que ela mesma considere a hipótese bem remota pela enormidade do valor e discrepancia com os outros salários. Salários que estão nas linhas de cima do documento e no vazio da balsa de centenas de professoras que estão lutando nestes dias para um mínimo de dignidade. Bem, só por isso, não vou revelar, neste momento, de quem se trata, até que se apure se se trata de maracutaia ou eles tentem enrolar. Assim, se for privilégio o fato será noticiado ou se eles tentarem enrolar aí a gente conta tudo e a opinião pública faz a sua parte.

Prazo para tirar título via web acaba sexta


Acaba nesta sexta-feira (30) o prazo para os novos eleitores solicitarem o título pelo portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Depois, é preciso comparecer a um cartório eleitoral para retirar o documento, em tempo de votar nas eleições de outubro.
Para pedir o título, o caminho é acessar a página do TSE na internet e clicar no link Título NET, área Serviços ao Eleitor. Depois, clicar no botão novo requerimento e preencher os campos do formulário digital.
Após concluir o pedido, o eleitor deve comparecer o cartório eleitoral indicado pelo TSE dentro de cinco dias úteis. E levar documento de identidade, comprovante de endereço e, para os homens, comprovante de quitação militar.
Serviços
O Título NET permite também solicitar transferência de domicílio eleitoral e alteração de dados cadastrais.
Quem mora em São Paulo, pode recorrer ao Acessa São Paulo, rede de postos de internet gratuitos para a população. E os estudantes e comunidade escolar podem utilizar os computadores do Acessa Escola, programa de inclusão digital de alunos, professores e funcionários da rede pública.
Quem não tiver acesso à internet, deve comparecer a um cartório eleitoral, até o dia 5 de maio, para regularizar sua situação eleitoral em tempo de votar nas eleições 2010.
Confira aqui os postos do Acessa São Paulo

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Anastasia diz que escolha da vice está entre DEM e PP

Da Folha:

O governador de Minas Gerais e pré-candidato do PSDB ao governo do Estado, Antonio Anastasia, disse nesta segunda-feira (26) que seu vice só será escolhido em junho, durante as convenções partidárias. Entre os mais cotados, segundo ele, está o presidente da Assembleia mineira, o deputado Alberto Pinto Coelho, do PP, além de nomes do DEM.

"A escolha do vice será feita através de uma composição entre os diversos partidos que compõem o nosso arco de alianças", disse.

Se a demora da oposição, notadamente da aliança PT-PMDB, em indicar quem será a cabeça de chapa a enfrentar Anastasia é positiva para o PSDB, o governador desconversou. Disse preferir se preocupar com "o lado do [ex-]governador Aécio" --cotado ao Senado e à vaga de vice de José Serra nas eleições presidenciais. "É claro que a oposição irá definir seu candidato no tempo em que achar conveniente, eu não posso dar opinião sobre os adversários." Mais aqui

SERRA DIZ QUE VAI CRIAR O MINISTÉRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA

Por Reinaldo Azevedo:
José Serra concedeu entrevista a José Luiz Datena, na Band. A exemplo do que fez com Dilma, o apresentador pediu a Serra uma manchete, algo que estará nos jornais amanhã. Na sua vez, a manchete da petista foi esta: “Eu gostei muito da entrevista cocê”. Talvez o tucano tenha aproveitado melhor a oportunidade: “Vou criar o Ministério da Segurança Pública para combater o crime organizado”.

ENTREVISTA DO SERRA AO DATENA NA BAND HOJE SEGUNDA-FEIRA (26)

(Horário original 19:08)
Para o país, a entrevista do Serra foi encerrada há 15 minutos continuando, creio, para São Paulo. O desempenho do Serra foi excepcional e marcado por uma maturidade sem igual como na questão dos aposentados em que ele, responsavelmente, alinhou-se com o governo na questão do reajuste para os aposentados. Disse que vai apoiar o que o governo conceder. Um populista diria que aumentaria muitas vezes mais as aposentadoria que as contas do governo permitiria.

Mas o ponto que me chamou mais atenção não teve haver com propostas, mas com liberdade de expressão. Vejam, o entrevistador disse ao Serra que o Lula ia reclamar com ele que "o Serra estava falando demais". Pois Serra virou para ele com sutileza e falou: "você acha que estou falando demais?" O apresentador ficou mudo. Serra então completou: "o importante é o que você acha", ou seja, Serra lembrou-lhe que ele, jornalista era a autoridade ali, para comandar o seu programa e não um petista que estava os assistindo. Um erro, que o jornalismo em geral tem cometido, deixando que o PT tome de assalto as redações, censure e as faça porta vozes de sua agenda vigarista.

Os vídeos da entrevista estão aqui

Foi bom que isso tenha acontecido: o Datena ter revelado que o Lula o censura, mostrando o que o petismo faz nos bastidores. E o melhor ainda foi que Serra pode lembrá-lo que a imprensa não tem que se sujeitar ao banditismo petista da liberdade de expressão.

REPERCUSÃO NO TWITTER DA ENTREVISTA DE SERRA AO DATENA (LUIZ) NO PROGRAMA BRASIL URGENTE DA BAND

Serra propõe criação de Ministério da Segurança Pública: http://bit.ly/ak5jAb via TweetDeck

@alexapmendes Boa noite! via TweetDeck

Serra evita polemizar com Ciro e diz que responder a Mercadante é atraso de vida: http://bit.ly/c5YIS3 via TweetDeck

"O governo federal tem que entrar como coordenador na questão da segurança, e não ficar passando para os estados." #SerraPresidente via web

"Vou reforçar o Bolsa Família, ligando o programa com a formação profissional", disse @joseserra_. Aí sim!! #assistencialismonão via web

Datena admite: "O senhor é inteligente pra caramba". #SerraPresidente via web

RT @luizflaviom: @Stefania_Akel Ele faz entrevista de acordo com o nível do entrevistado! via web

Datena facilitou na entrevista com Dilma e agora tenta dificultar e complicar @joseserra_, mas não consegue! Isso que é candidato! via web

"Quando fui Minsitro da Saúde fiz muita coisa para o Nordeste. Levei o SUS e os mutirões." @joseserra_ #SerraPresidente #Band via web

PT PERDE AÇÃO CONTRA SERRA


O ministro Henrique Neves, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), negou nesta segunda-feira pedido feito pelo PT de São Bernardo do Campo contra o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, por propaganda antecipada. Na sexta-feira, o diretório petista entrou com duas representações contra Serra. As ações pedem a aplicação de uma multa de R$ 25 mil. A segunda ação está sob a relatoria do ministro Joelson Dias, que não se manifestou sobre o assunto. Leia aqui.

NA NATUREZA DOS ALGOZES PETISTAS ALIADOS COMO CIRO GOMES OU VOCÊ QUE AINDA CONFIA NELES SÃO APENAS SERVIÇAIS TEMPORÁRIOS

De todo modo, estarão sempre tentando o acordo entre a corda e o pescoço aqueles que resolverem fazer concessões aos petistas esperando alguma forma de reciprocidade. Isso jamais acontecerá. O PT não tem mais como ser socialista — isso é coisa de Kim Jong-Il e dos irmãos homicidas de Cuba… —, mas seu DNA ainda é o da vigarice moral do bolchevismo: como se consideram os portadores do bem, da virtude e da verdade, jamais se vêem como devedores. Ao contrário: são os nossos credores eternos. Assim, Ciro nunca foi um “aliado”, mas apenas alguém que cumpria a sua função na “tarefa histórica”. Ciro não sabe, mas é ampla a literatura de esquerda que trata do papel desempenhado na “causa” por gente como ele: os “colaboradores do lado de lá” (segundo o ponto de vista esquerdopata, claro!), que são úteis por um tempo. O texto é Reinaldo Azevedo e o alerta serve para todos que se aproximam perigosamente deles como alguns "verdes" locais.

ARTIGO PEDIA AGRESSÃO A HOMOSSEXUAIS

Do G1:

A Polícia Civil de São Paulo deve pedir à Justiça a quebra dos sigilos de e-mail e do Orkut de “O Parasita”, jornal produzido por alunos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. O pedido será feito pela delegada da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) Margarette Barreto nos próximos dias. A publicação distribuiu recentemente pela internet uma edição com um artigo que incitava a homofobia e violência contra gays.

O objetivo da Decradi é identificar e localizar os responsáveis pelo periódico eletrônico, que na sua edição de março/abril convocou estudantes do campus a jogar fezes em homossexuais. Em troca, o jornal oferecia de graça um convite para a tradicional festa brega do curso de farmácia.

A delegada da Decradi Margarette Barreto instaurou nesta segunda-feira (26) inquérito contra o jornal para apurar a suspeita de ele ter cometido incitação ao crime de injúria. Como a homofobia não é crime, caberá à Comissão Processante Especial da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo investigar o caso. O órgão também recebeu a denúncia e deve abrir processo administrativo.

Na esfera criminal, os responsáveis pelo artigo podem ser presos por até seis meses, caso sejam considerados culpados. Na comissão, poderão ser multados. O valor mínimo é de R$ 15 mil.

Faculdade vai abrir sindicância para apurar jornal com artigo homofóbico Jornal que convocou alunos da USP a jogar fezes em gays pede desculpas Jornal que pediu para jogar fezes em gays é criticado no Orkut Jornal de alunos de farmácia da USP pede para jogar fezes em gays O texto que gerou toda a polêmica é assinado por Joãozinho Zé-Ruela, pseudônimo do autor. Nem ele nem os responsáveis pelo jornal foram encontrados pela reportagem do G1 para comentar o assunto.

Leia na íntegra o artigo:
"Lançe-merdas e Brega será na Faixa - Ultimamente nossa gloriosa faculdade vem sendo palco de cenas totalmente inadmissíveis. Ano passado, tivemos o famoso episódio em que 2 viadinhos trocaram beijos em uma festa no porão de med. Como se já não bastasse, um deles trajava uma camiseta da Atlética. Porra, manchar o nome de uma instituição da nossa faculdade em teritório dos medicus não pode ser tolerado. Na última festa dos bixos, os mesmos viadinhos citados acima, aprontaram uma pior ainda. Os seres se trancaram em uma cabine do banheiro, enquanto se ouviam dizeres do tipo "Aí, tira a mão daí." Se as coisas continuarem assim, nossa faculdade vai virar uma ECA. Para retornar a ordem na nossa querida Farmácia, O Parasita lança um desafio, jogue merda em um viado, que você receberá, totalmente grátis, um convite de luxo para a Festa Brega 2010. Contamos com a colaboração de todos. Joãozinho Zé-Ruela", escreve "O Parasita".


No domingo, o G1 divulgou nota do jornal pedindo desculpas pelo comentário contra os gays, o qual classificou como “exagero cometido na última edição”. O novo texto diz que o jornal é feito de humor, e pede ainda desculpas aos alunos da faculdade.

O assunto também chegou à defensora pública Maíra Coraci Diniz, que protocolou nesta segunda um pedido de instauração de inquérito para saber quem são os responsáveis pelo jornal. "Identificado o autor, ele pode ser penalizado com uma multa. Não é uma brincadeira. Os termos incitam a violência contra a população homossexual.”

Outro lado
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) informou que vai instaurar uma sindicância administrativa para apurar os responsáveis pelo jornal “O Parasita”. De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, a abertura da sindicância é orientada pela consultoria jurídica da USP. Além disso, a faculdade ressaltou em nota que “não apóia o artigo publicado recentemente pelo jornal ‘O Parasita’ e desconhece seus autores”.

Representantes de entidades estudantis da USP pretendem se reunir para decidir quais medidas serão tomadas em relação ao jornal. Devem participar da reunião o Diretório Central de Estudantes (DCE) da USP, o Centro Acadêmico da faculdade e a Associação Atlética Acadêmica de Farmácia e Bioquímica da USP – responsável por organizar a festa brega, a qual eram oferecidos convides em troca da agressão.

“Repudiamos o que ocorreu, nenhum desses órgãos tem qualquer vinculo com o periódico. Apesar de não sermos responsáveis pelo jornal, queremos discutir uma maneira de pedir desculpas aos alunos. Não vamos delegar punições aos responsáveis. Isso caberá à faculdade e à polícia”, afirmou Guilherme Loverbeck, de 20 anos, segundo anista do curso de farmácia, representante da atlética.

Em nota, o centro acadêmico da faculdade informou que não apóia "atitudes homofóbicas, machistas, racistas ou que expressem qualquer outro tipo de preconceito". O texto disse ainda que as diferenças são respeitadas, pois pensamentos distintos representam "crescimento pessoal" e "aperfeiçoamento da sociedade".

Um dos estudantes atacado no artigo disse ao G1 que não pretende deixar a faculdade. “Quem escreveu essas coisas deve ser punido. Não gostei do que foi escrito. Eu sou revoltado com preconceito. Isso, no entanto, não vai impedir que eu continue a estudar farmácia na USP porque amo a faculdade”, disse ele, que não quis se identificar.

EM 2008 MARTA SUPLICY DO PT APOSTOU EM UMA CAMPANHA DISCRIMINATÓRIA, EM 2010 O PT DE MINAS VAI TENTAR O MESMO?


O que é homofobia:

A homofobia é um termo utilizado para identificar o ódio, a aversão ou a discriminação de uma pessoa contra homossexuais e, consequentemente, contra a homossexualidade, e que pode incluir formas sutis, silenciosas e insidiosas de preconceito e discriminação contra homossexuais. (Fonte Wikipédia)

Uma questão

O petista Ênio Eduardo até agora não disse quem é o "candidato homossexual com reais chances de vencer a eleição". E ele AFIRMA que "há um". Pergunta leitor: se o "candidato" que o Ênio sabe que é um "homossexual", por acaso, não for o Patrus Ananias ou o Fernando Pimentel, seus aliados do PT, você acredita que o Ênio está recorrendo de forma sutil a homofobia para desqualificar algum adversário que ele SABE ser gay?

VOTAÇÃO DE BRASILEIROS NO EXTERIOR

Eleitores brasileiros que estarão no exterior no dia da eleição podem tirar dúvidas no site do TSE sobre o voto no site do Tribunal: http://migre.me/zESI

Audiência pública vai debater atendimento do SUS no HNSG

Release da Câmara Municipal da cidade de Sete Lagoas:
Nos termos do Edital nº 003/2010, a Câmara Municipal vai realizar na próxima quarta-feira, 28, no horário das 18h às 21h30, audiência pública no Plenário da Casa com o objetivo de debater o atendimento prestado pelo Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como dos atendimentos de pacientes de convênios médicos e particulares no âmbito do Município de Sete Lagoas. O evento atende ao Requerimento nº 066/2010, apresentado pelo vereador Renato Gomes e aprovado pela edilidade durante Reunião Ordinária realizada no dia 02 de março.

Para enriquecimento do debate foram convidados para participarem da audiência o secretário Municipal de Saúde, Jorge Correia Neto, a diretora do HNSG, Dra. Maria Ribeiro Lopes, a diretora técnica do Hospital Municipal, Dra. Ivana Melo, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gercino Reis e a diretora da Saúde Mental de Sete Lagoas, Simoni Nébias, além de demais autoridades municipais ligadas à área de saúde.

De acordo com o edital, a audiência pública será realizada mediante a seguinte programação:

18:00 às 18:30h – Registro de presenças e Identificação;

18:30 às 18:45h – Abertura;

18:45 às 19:00h – Apresentação do tema pelo Presidente da Sessão;

19:00 às 20:15h – Manifestação das autoridades afetas a área de saúde e ao tema em pauta;

20:15 às 20:45h – Manifestação dos Vereadores inscritos;

20:45 às 21:00h – Manifestação dos inscritos;

21:00 às 21:30h – Considerações finais e encerramento pelo Presidente da Sessão.

Os interessados em se manifestarem durante a audiência poderão se inscrever na Secretaria Especial de Comunicação da Câmara (sala 507, 5º andar, na Casa Legislativa), de segunda a sexta-feira, no horário das 08h às 11h e das 13h às 17h. No dia do evento, as inscrições poderão ser efetuadas até às 18h, junto a servidores da Casa que estarão presentes. Importante ressaltar que o tempo destinado à manifestação de cada inscrito será concedido na razão do número total de inscrições realizadas, pelo tempo total previsto no edital para as manifestações.

A Câmara Municipal convida toda a população interessada no assunto a participar da audiência pública. Contribuir para as ações e debates que dizem respeito ao bem-estar da coletividade é exercício de cidadania. Participe!

domingo, 25 de abril de 2010

DILMA É PEGA DE NOVO MENTINDO; FLAGRADA A DILMA OU SERIA A "VANDA"? EMITE NOTA DE ARREPENDIMENTO

Leiam o texto do Estadão, comento em seguida:
O blog oficial da pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, publicou neste domingo, 25, uma nota de esclarecimento lamentando "profundamente" a "interpretação equivocada" do uso de uma foto da atriz Norma Bengell numa passeata contra a ditadura militar no capítulo "Minha Vida", do site oficial da candidatura.

O dilmanaweb.com.br usou a foto com outras duas, que mostram a pré-candidata na infância e depois já adulta. O trio de imagens serve ainda de link para uma linha do tempo com a biografia de Dilma.

Segundo a nota publicada hoje, "jamais houve a intenção de confundir" a imagem de Norma Bengell com a de Dilma, "o que seria estapafúrdio, ainda mais se tratando de uma figura pública e de uma foto histórica".

A nota segue explicando que "o que se busca, ali, é ressaltar um momento da vida do país do qual Dilma participou ativamente" e que "outras fotos do blog fazem referência a esse momento em que os brasileiros foram às ruas pedir o fim da ditadura, as Diretas Já, etc". Ainda segundo a nota, "tentar desqualificar essa história com interpretações equivocadas (...) é profundamente lamentável".

Por fim, o blog [da Dilma] se desculpa por eventuais mal-entendidos que possam ter ocorrido e afirma que serão tomadas providências para evitá-los.

Comento
"Jamais houve a intenção de confundir", diz a nota. A verdade: sempre houve "intenção de confundir", enganar. A começar pela versão falsa de que Dilma lotou pela democracia durante o regime militar. A "Vanda" (seu nome de guerrilheira) sempre lutou para instalar o regime comunista no Brasil. Dessa forma a Dilma de hoje pode até dizer que não tentou implantar uma tirania de esquerda no país, afinal aquela que participava das ações terroristas que levou a morte de inocentes tinha outro nome, não é mesmo?

Aliás, de quem foi a ordem para a Receita Federal não encomodar os Sarneis, foi a ministra mesmo quem deu o comando ou quando é para orquestrar a prática criminosa sai a Dilma e entra em cena a "Vanda"? E sobre o dossiê montado contra a ex-primeira dama Ruth Cardoso, criadora da comunidade solidária, qual das duas que estava em cena, a ministra ou a guerrilheira? E o seu diploma de doutorado falso, foi ideia da Vanda?

O MAIS GRAVE
Encerrando o mais grave no que diz a foto falsa é como escreve o site "Coturno Noturno":
"O fato do analfabeto digital da campanha da Dilma ter "roubado" uma foto de Norma Bengell, com a concordância e anuência da candidata que fez até um evento para lançar o seu site, não é tão grave quanto outro. O mais nojento e asqueroso de tudo isso é que a candidata quis se apropriar de um momento histórico, do qual ela não participou. Ela não estava ali, enfrentando a polícia ou quem quer que seja, lutando pela liberdade de expressão. Ela estava na clandestinidade, participando de um grupo terrorista que sequestrou, assaltou e matou, na tentativa de implantar um regime comunista no Brasil, que, como se vê hoje em Cuba, não tem o mínimo respeito pelos direitos humanos."

SABE QUEM ESTÁ POR TRÁS DA DILMA ROUSSEFF?

O Chefe da SOFISTICADA "ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA" DO PT: O ZÉ DIRCEU (PT).
Esta foto tirada ontem é do lançamento da candidatura de Aluizio Mercadante ao governo de São Paulo, aquele da outra quadrilha, a dos aloprados petistas, que tentaram montar o dossiê contra José Serra na eleição de 2006.

NOVA EXECUTIVA DO PSOL TOMA POSSE EM SETE LAGOAS

A primeira foto abaixo é da nova Executiva do PSOL de Sete Lagoas, o presidente do partido como antecipado pelo blog é Juarez do Barbeiro (2º da esq. para direita). A posse foi neste sábado na Câmara Municipal de Sete Lagoas com boa presença dos filiados. A nova executiva local tem o desafio de prosseguir a construção partidária iniciada por Paulo França, que agora deixa a presidência. O professor Paulo França como é conhecido conseguiu estabelecer o partido em Sete Lagoas e teve o êxito de fazer o único parlamentar da sigla em Minas Gerais, o vereador Reginaldo Tristeza, apesar disso muitos membros de peso que participaram ativamente da vida partidária pré-eleição se afastaram, como é notoriamente conhecido.

O novo presidente que é um líder comunitário tem desafio complicado de consolidar o partido em Sete Lagoas. Nacionalmente o partido encontra-se dividido no apoio ao candidato a presidente Plínio de Arruda Sampaio, segundo consta Heloisa Helena, o grande nome da sigla, retirou o seu apoio ao candidato. Localmente a sucessão pode ajudar a renovar o animo do partido. Entretanto para isso o partido terá que estabelecer uma nova agenda com uma perspectiva menos eleitoral-imediata e mais programática. Por isso, é importante a unidade nacional da agremiação. Na cidade não pode ser mais apenas um tipo de meta imediatista como a de eleger um ou dois vereadores, porque isso não da a consistência orgânica que um partido precisa. Nesse sentido o discurso de Juarez foi no ponto ao dizer que sua visão é de longo prazo. Seu desafio imediato é o do rápido aprendizado que ele terá que fazer de forma a compensar a inexperiência de comando partidário.

Outro dado diferente, é fato do novo presidente ser um líder comunitário e não como é o mais comum nesse tipo de comando de partido esquerda um funcionário público corporativista. Assim, o seu ponto de vista é menos o da classe e mais o do povo periférico, que inclusive sofre muitas vezes com o corporativismo nefasto que só olha, muitas vezes, para seu próprio umbigo deixando a ver navios a população. Desta feita, o seu desafio é o de mobilizar então essa massa popular mal representada e trazê-la a participação. Mais: como disse muito bem o dirigente nacional da sigla que esteve presente e me falta o nome agora, a revolução social de que o nosso país necessita é a de, por exemplo, dar as crianças e jovens humildes uma perspectiva de futuro melhor para que o tráfego não seja o grande atrativo e caminho para a cadeia e a morte prematura. Me deixou muito satisfeito ouvir desse dirigente que esteve na Venezuela a pouco tempo e viu a "expropriação de empresas" que o caminho para transformação social não precisar ser este fadado ao fracasso, mas pode ser uma revolução de oportunidades. Uma idéia muito parecida com o que prega o ex-líder da UNE e candidato presidente José Serra. Bem, finalizando desejo votos de êxito a: Cassio Murilo, Juarez Barbeiro, Luzia Avelar, Robson Maciel, Kenia Martins e o vereador Reginaldo Tristeza, os novos dirigentes do PSOL de Sete Lagoas. A seguir algumas fotos do evento:


Cassio Murilo, Juarez Barbeiro, Luzia Avelar, Robson Maciel, Kênia Martins e Reginaldo Tristeza

Juarez Barbeiro discursa já como novo presidente


Stefania e Edineuza

Sandra Pereira deu apoio a reunião

O PSOL conseguiu reunir um bom número de pessoas

ENTREVISTA DE SERRA A FOLHA DE SÃO PAULO: 'Não quero acabar com o Mercosul', diz Serra

Por CLAUDIA ANTUNES, na Folha:
O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, disse que não quer acabar com o Mercosul, mas flexibilizá-lo de forma "negociada com nossos parceiros" e revelou que, se eleito, pretende dar funções "mais executivas" à Camex (Câmara de Comércio Exterior). Abaixo, a íntegra da entrevista, feita por e-mail.

Folha - O senhor tem falado numa política comercial mais agressiva. Por quê?

José Serra - As exportações brasileiras cresceram muito nos últimos anos até 2008, como consequência do aumento de preços e da demanda por nossas commodities. Conquistamos imensos superavits comerciais. Mas agora estamos em outra fase. Os superavits encolheram e o deficit em conta corrente está crescendo com grande velocidade, até porque as importações dispararam, junto com as remessas das empresa estrangeiras ao exterior, devido ao dólar barato. Nosso deficit em matéria de produtos industriais tornou-se gigantesco: nesse item, exportamos proporcionalmente menos e importamos proporcionalmente muito mais. Minha preocupação é livrar o Brasil de um estrangulamento externo futuro e sustentar o crescimento do emprego.

Folha - Se eleito, pretende mudar a estrutura do comércio externo?

Serra - Creio que é indispensável fortalecer e agilizar a Camex, dando-lhe funções mais executivas e mais agilidade nas decisões de comércio exterior. O presidente da Camex, subordinado ao presidente da República, deve pilotar as delegações do comércio exterior. A Camex foi criada no governo FH, em 1995, por sugestão minha. Reúne representantes de quatro ministérios, além do Banco Central, que interferem no comércio exterior. Desde então teve um papel positivo, mas muito aquém do que hoje se necessita.

Folha - Há outras mudanças a fazer?

Serra - A área de Defesa Comercial do Brasil ainda é pouco atuante e mal equipada, face às necessidades. Tal situação não vem só do governo do Lula. A abertura comercial do começo dos anos noventa exigia a organização e o fortalecimento dessa área, como acontece, por exemplo, nos Estados Unidos, na Coreia, na China.. Mas isso não foi feito na medida exigida. Há grande demora no exame dos pedidos em casos de defesa comercial. O governo é falho no apoio ás empresas. Os processos de antidumping contra a China demoram muito mais do que em outros países que não a reconhecem como economia de mercado. Há pouco tempo, verificou-se que a China registrava exportações têxteis ao Brasil equivalentes a mais ou menos o dobro do que as importações brasileiras de têxteis chineses. Por quê? Porque entra muita importação têxtil sem registro, a fim de não pagar impostos. E compete com a produção brasileira, que paga. Os produtores brasileiros, que são tão ou mais eficientes que os chineses, sofrem com o câmbio e com a frágil defesa comercial do país.

Folha - O senhor disse que o Mercosul atrapalha a busca brasileira por novos mercados. O que propõe mudar no bloco?

Serra - O Mercosul deve ser flexibilizado, de modo a evitar que seja um obstáculo para políticas mais agressivas de acordos internacionais. Não se trata de acabar com o Mercosul, pelo contrário. Há duas instâncias de integração econômica. A primeira é o livre comércio entre os países que se associam - uma zona de livre comércio, a ser gradualmente implantada. A segunda, alcançada somente depois de décadas pela União Europeia, é a adoção de uma política comercial comum, ou seja, os países integrantes renunciam à sua soberania comercial, e fixam tarifas comuns de importações. Além do mais, só podem fazer acordos comerciais com terceiros se todos os membros concordarem. Tudo tem de ser feito em bloco.

Eu sempre achei irrealista fazer-se tudo isso em quatro anos, a partir de 1995 [quando começou a vigorar a tarifa externa comum]. Na época, o ministro de relações exteriores era o mesmo Celso Amorim, no governo do Itamar Franco. Ele sabe que eu divergia do acordo, por achá-lo irrealista. Defendia que, primeiro, o Mercosul se fortalecesse como zona de livre comércio, o que tomaria tempo. Só aí se deveria partir para a união alfandegária.

Nesse atropelo, o livre comércio não se consolidou e a união alfandegária nem se materializou totalmente, cheia de "perfurações" de tarifas. O Mercosul acabou sendo uma obra inconclusa, com todos os custos que isso envolve. Mais

sábado, 24 de abril de 2010

ENTREVISTA DE KÁTIA ABREU A VEJA: ELA DESAFIA OS BUROCRATAS DO PT A CUMPRIR AS NORMAS QUE ELES CRIARAM


Sobre a mesa da presidência da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), em Brasília, há um grande coelho azul igual ao que a Mônica, personagem do cartunista Mauricio de Sousa, utiliza para bater naqueles que a provocam. O bicho de pelúcia foi um presente que a equipe da CNA deu à presidente da entidade, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), de 48 anos, como brincadeira em referência à sua fama de briguenta. No Senado ou no comando da confederação, ela tem procurado provar que muitas das medidas do governo que atrapalham o desenvolvimento do agronegócio e aumentam a insegurança jurídica no país são orientadas por preconceito ideológico. Agropecuarista desde os 25 anos de idade, quando, grávida do terceiro filho, ficou viúva e teve de assumir a fazenda do marido, a senadora concedeu a seguinte entrevista a VEJA.

Qual é a imagem que os brasileiros têm dos produtores rurais?
A ideia prevalente, e errada, é que o agronegócio exporta tudo o que produz, cabendo aos pequenos produtores abastecer o mercado interno. Pequenos, médios e grandes produtores destinam ao mercado interno 70% de tudo o que colhem ou criam. Também é muito forte e igualmente errada a noção de que fazendeiro vive de destruir a natureza e escravizar trabalhadores. Obviamente, como em qualquer atividade, ocorrem alguns abusos no campo. Mas o jogo duro de nossos adversários isolou os produtores do debate e espalhou essa ideia terrorista sobre a nossa atividade. Esses preconceitos precisam ser desfeitos.

Como?
Mostrando na prática que não somos escravocratas e que não destruímos o meio ambiente. Nós temos um projeto em parceria com a Embrapa dedicado a pesquisar e difundir boas práticas que permitam unir produção rural e proteção do ambiente. Essa história de trabalho escravo também precisa ser abordada com ações que produzam respostas práticas. Nós treinamos 200 instrutores para inspecionar fazendas pelo Brasil e avaliar as condições de vida dos empregados. Já visitamos mais de 1 000 fazendas. O que se vê é uma imensa boa vontade da maioria dos proprietários de cumprir tudo o que a lei manda e seguir direito as normas reguladoras. Ocorre que a norma que rege o trabalho no campo, a NR-31, tem 252 itens. Em qualquer atividade, cumprir 252 critérios é muito difícil. Nas fazendas, isso é uma exorbitância. Até em uma fazenda-modelo um fiscal vai encontrar pelo menos um item dos 252 que não está de acordo com a norma.

Por que nas fazendas isso seria uma exorbitância?
Imagine que um determinado trabalhador seja responsável por tirar leite das vacas da fazenda. Um belo dia, o dono acha que o mais adequado é mudar a função do empregado e ele passa a, digamos, ser encarregado de roçar o pasto. Parece simples, mas não é. A norma legal determina que, para mudar de função, o trabalhador precisa antes de mais nada se submeter a um exame médico, que é apenas o primeiro passo de um complexo processo de transferência de uma vaga para outra. Bem, essa exigência seria burocrática e custosa até mesmo em um escritório de contabilidade na cidade. Nas pequenas e médias fazendas, que são 80% das propriedades rurais brasileiras, ela é um absurdo. Quem não sabe que, nessas fazendas, o mesmo trabalhador costuma exercer diversas funções no decorrer do dia? Ele tira leite de manhã cedo, trata das galinhas às 10 horas, às 4 da tarde cuida dos porcos e depois vai roçar o pasto. Outras regras abusivas e difíceis de ser cumpridas à risca por todos os fazendeiros são as que determinam as dimensões exatas dos beliches, a espessura dos colchões ou a altura das mesas nos refeitórios.


"Quero fazer um desafio aos ministros:
administrar uma fazenda de qualquer
tamanho em uma nova fronteira agrícola
e aplicar as leis trabalhistas, ambientais
e agrárias completas na propriedade"


Um produtor pode ser acusado de manter trabalho escravo apenas por descumprir detalhes como esses?
Sim. A Organização Internacional do Trabalho define o trabalho forçado como aquele feito sob armas, com proibição de ir e vir ou sem salário. Isso, sim, é trabalho escravo, e quem o pratica deve ir para a cadeia. O problema é que, pelas normas em vigor no Brasil, um beliche fora do padrão exigido pode levar o fazendeiro a responder por maus-tratos aos empregados. A NR-31 é uma punição à existência em si da propriedade privada no campo. Não estou fazendo a defesa dos que maltratam funcionários ou dos que lançam mão de trabalho infantil. Essa gente tem de ser punida mesmo. Ponto. Estou chamando atenção para o absurdo. Imagine a seguinte situação: é hora do almoço, o trabalhador desce do trator, pega a marmita e decide comer sob uma árvore. Um fiscal pode enquadrar o fazendeiro por manter trabalho escravo simplesmente porque não providenciou uma tenda para o almoço do tratorista. Isso é bem diferente de chegar a uma fazenda e encontrar o pessoal todo comendo sob o sol inclemente. São duas situações diferentes. Mas elas provocam as mesmas punições. Isso confunde o pessoal do campo, que passa a se sentir sempre um fora da lei. Meu ponto de vista é que deveria prevalecer o bom senso. Nas minhas palestras, eu recomendo aos produtores rurais que avaliem a comida, o banheiro e o alojamento dos empregados por um critério simples: se eles forem bons o bastante para seus próprios filhos e netos, então eles são adequados também para os empregados.

A senhora sonha em ser candidata a vice-presidente na chapa de José Serra?
Preciso deixar que a decisão partidária prevaleça. Ninguém pode querer ser vice de alguém. As pessoas querem ser o personagem principal, aquele que terá a caneta na mão para implementar as suas decisões, ideais e planos. O vice é apenas um coadjuvante. Mas fico orgulhosa quando meu nome é citado por eu ser de um estado novo, o Tocantins, por ser mulher e por representar o setor agropecuário, que nunca teve muito espaço nas chapas majoritárias e na política nacional. Assinante lê a entrevista completa aqui