quarta-feira, 15 de julho de 2009

Errado está o prefeito Maroca não Tadeu Machado

Tenho sido procurado por pessoas próximas ao senhor Tadeu Machado dizendo do seu incomodo com a publicação do post: Uma entrevista rápida com prefeito, porque ele tinha um encontro noturno para ir com o Sr. Tadeu Machado, o homem sem cargo e com muito poder paralelo. Ontem inclusive a sua esposa, Carolina Machado, que já trabalhou comigo me chamou para uma conversa e reclamou da postagem. Hoje pela manhã alguns conhecidos comuns me telefonaram para transmitir também o seu desconforto.

Vejam o que publiquei foi o que testemunhei. Tadeu Machado agendou um encontro para o qual levou o prefeito Maroca. O que o incomodou muito foi o fato de eu ter usado os termos "encontro noturno". Bem, o encontro foi à noite e não durante dia por isso a palavra "noturno". Isso denota que há algo de errado? Claro que não.

Mas eu disse mais: "Rápida [a entrevista de Maroca] porque Tadeu Machado, o voluntário, que pelos meandros do mundo político é conhecido como lobista, aguardava o prefeito Maroca para irem juntos a um encontro noturno que o voluntário havia marcado. Ah, e o sujeito é mesmo forte, vi quando ele chegou e disse ao Maroca que tinha marcado para às 20:15, prontamente aceito pelo prefeito."

O que vai aí nesse trecho? Quanto ao rótulo de lobista que no meio político se fala, pode ser injusto? Não sei. As pessoas que conversaram comigo me disseram que Tadeu é muito voluntarioso mesmo, mas seria boa gente, dinâmico, trabalhador e não mal intencionado etc e tal. Então, quanto ao Sr. Tadeu Machado brigar pelos interesses concordo que não tem nada de ilegítimo, faz parte do jogo. Aliás, todos nós de alguma forma defendemos nossos interesses, portanto, não vejo isso em si como algo depreciativo no comportamento do Sr. Tadeu. Assim, ele está agindo legitimamente.

E aí está o X da questão, o problema não está com o Senhor Tadeu Machado, mas com o prefeito Mário Márcio Campolina Paiva (PSDB). Vejam, Tadeu ou qualquer um que esteja defendendo seus interesses tem a ascensão sobre o governo que o prefeito lhe fraquear. Neste caso, o Tadeu, dizem chegou a dar ordens até para secretárias no gabinete no início da gestão, incomodando inclusive o então chefe de Gabinete Nadab Abelin, que dizia aos servidores "ele, Tadeu, não é funcionário...". Reparem que, nesse caso, Tadeu seria a vítima da sistemática criada pelo prefeito, que produziu um poder informal paralelo. E é ao prefeito que cabe estabelecer limites e até se preservar. Tadeu pela vontade que me disseram que tem de fazer as coisas acontecerem só estaria ocupando o vazio. É compreensível sua posição; a do prefeito que não.

Vejam que no dia 14 de Abril, Tadeu em uma entrevista ao programa, Sem Censura, da Rádio Cultura falava como se fosse autoridade do governo e nunca foi desautorizado pelo prefeito Maroca. Quer dizer, ele age, repito, sob uma sistema criado pelo prefeito. Então ele não é o culpado. E como disse ontem também ele seria uma espécie de Delubio Soares antes de aparecerem aquelas sujeiras do PT, em 2005. Porque segundo sei Machado como o goiano do PT, Delubio, foi um dos captadores de recursos para a campanha de Maroca e agora a exemplo do caso federal tem toda a liberdade dentro do governo. Dessa forma, Maroca está incorrendo no mesmo equivoco do presidente Lula.

Mais: as pessoas, porém, dizem que ele só não está oficialmente no governo porque não quer e que seria até melhor que alguns secretários. Bem, dessa forma, seria bacana então se ele fosse oficialmente incorporado no governo para trabalhar pela cidade oficialmente, assim, ele ficaria livre da atenção também legítima da imprensa sob suas atitudes e de comentários maldosos que se falam nos bastidores a seu respeito.

E por que não vai? Sua esposa me disse que ele não vai porque prestaria um serviço a empresa Copermil. Está empresa é uma das poucas homologadas da CAIXA no programa “Minha Casa Minha Vida” e que Tadeu trabalha para ela atender programa em Sete Lagoas. Bem, se Tadeu Machado está trabalhando não há nada de errado. Enfim, foi o que eu entendi pelas explicações que obtive. Se Tadeu Machado quiser pode me enviar outras explicações que publico.

Maroca é que parece não entendeu o que está fazendo até agora e pode fazer vítima um inocente.
Postar um comentário